CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
539

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 21, 29-33)

Naquele tempo, Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

No Evangelho de hoje, Nosso Senhor nos diz, por meio de uma parábola, que devemos prestar atenção aos sinais de que o Reino de Deus está próximo, assim como observamos quando uma figueira está dando brotos. Então, Ele diz uma Palavra extremamente consoladora: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Lc 21, 33). 

Eis a maravilha de todas as maravilhas: a Verdade não passa! Neste mundo, todas as coisas existentes são passageiras, e o primeiro nível de conhecimento que temos, o mais superficial, é o conhecimento sensível. Nossos olhos, por exemplo, não são capazes de captar algo que é eterno. Tudo que vemos, escutamos, cheiramos, tocamos e degustamos são realidades que passam, justamente por serem materiais. 

Além disso, o conhecimento que temos através dos sentidos é bastante limitado. Até mesmo os animais percebem mais do que nós: não somos capazes de escutar pequenos barulhos como um cão ou ter um olhar penetrante como o de uma águia. Contudo, embora o nosso conhecimento a partir dos sentidos seja menos profundo do que o dos animais, somente nós somos capazes de ir além dessa realidade sensível para, através da reflexão, por meio da luz natural da razão ou da luz sobrenatural da fé — a qual ilumina a nossa inteligência —, sermos capazes de chegar à Verdade, que é invisível aos olhos e dura para sempre. 

Os princípios e as verdades, como foram fundadas por Deus, são eternos, e isso os animais não podem enxergar, porque não têm uma alma racional. Isso os pagãos também não enxergam, porque não possuem o auxílio da graça, não têm a luz sobrenatural da fé. Portanto, só somos capazes de enxergar uma verdade sólida se formos iluminados pela luz de Cristo. O conhecimento sensível pode até passar, mas nunca o conhecimento que temos de Deus. 

Nesse contexto, enxergamos a importância da vida de oração. Certa vez, Jesus disse a Marta: “Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas com muitas coisas. Maria escolheu a melhor parte, a única que não lhe será tirada”. Ou seja, o relacionamento com Cristo e a escuta da Palavra e da Verdade eterna não será tirada de nós. Já as coisas materiais pelas quais nos esforçamos tanto, como uma casa bonita, um carro do último modelo, a roupa da moda ou mesmo um corpo cheio de saúde não durará muito tempo. 

Portanto, peçamos a Jesus a graça de não abandoná-lo por realidades materiais, esforçando-nos para viver conforme sua santa vontade e tendo sempre em mente o seguinte fato: a Palavra eterna, sobrenatural e invisível aos olhos humanos, é perceptível apenas para aqueles que são dóceis à ação da graça e se dispõem a contemplar a Verdade de Deus, a única que não passa.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos