CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
1267

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 18,1-5.10.12-14)

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo: se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

No Evangelho de hoje, Nosso Senhor alerta: “Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus”. Eis um caminho para a santificação: tornar-se como uma criança. 

Deus, na sua Providência e bondade, ensinou essa especialíssima verdade a uma grande santa: Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Entretanto, essa  verdade tão característica de Santa Teresinha é, na realidade, universal. Por isso, a Igreja declarou Santa Teresinha como Doutora da Igreja, porque os santos recebem esse título quando ensinam à Igreja o Evangelho a partir de intuições que lhes são próprias, mas que servem para todos os cristãos. 

No famoso “Caderno Amarelo”, em que constam as anotações da Madre Inês sobre os últimos dias de Teresinha, a jovem de Lisieux responde às irmãs, que comentavam sobre sua grande santidade, dizendo que ela não era santa, pois nunca havia praticado as ações dos santos; mas era uma alma muito pequena, que o bom Deus havia cumulado de graças. Essa pequena anotação, com palavras saídas da boca de Santa Teresinha, iluminam de forma fantástica o Evangelho de hoje. 

O que é ser criança para entrar no Reino dos céus? É ser humilde e pequeno diante de Deus, depositando toda a sua confiança n’Ele, para que Ele realize em seu interior uma transformação por meio da graça.

De forma bem concreta, precisamos entender que a nossa vida é cheia de pequenas provações, que, às vezes, parecem muito pesadas. Santa Teresinha viveu diversas dificuldades na sua vida no Carmelo, mas nelas viveu sua pequena via, seu caminho de santificação. Assim, na doação de um amor escondido por Cristo, suas paixões desordenadas foram sendo massacradas, destruindo o homem velho e egoísta para dar lugar a criança que entrará no Reino dos céus. 

Em nossas vidas, não precisamos sofrer grandes contrariedades para sermos santos, nem realizarmos obras extraordinárias. A pequena tortura do nosso dia a dia, que nos humilha, já é suficiente. Portanto, assumamos que somos uma pequena alma e que, sem Deus, nada podemos. Só assim a graça de Deus irá nos transformar  em grandes santos.

Referências


O que achou desse conteúdo?

12
67
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos