CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Buscando...

Digite pelo menos 2 caracteres para pesquisar

A Verdade que deve mover os corações

É princípio universalmente válido o que diz que tudo quanto se move é movido por alguma coisa. Se isso vale para os corpos, vale também para as almas, para as vontades, para as inteligências e, obviamente, para a nossa vida cristã.

Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 8, 14-21)

Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”. Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

No Evangelho de hoje, Jesus se depara com a dificuldade dos seus discípulos de darem o passo da fé, e lhes diz: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes” (Mc 8, 15). 

Ora, tudo o que se move, é movido por alguma coisa. O que movia Herodes? O poder e a vaidade. E os fariseus? As obras e o moralismo. Ou seja, eles não eram movidos pela graça da Palavra que se fez carne, Jesus Cristo; o fermento novo que devemos ter em nossos corações. Olhemos para o mundo atual. O que move as pessoas em geral para irem à igreja? A ganância, a vaidade, o medo… e, na verdade, nada disso pode nos levar a Deus.

Jesus, portanto, quer nos mover pela graça e pela Verdade, como fez com seus discípulos. No entanto, mesmo depois da multiplicação dos pães, os Apóstolos não haviam compreendido ainda a mensagem divina que estava por trás do milagre. Inclusive, por duas vezes no Evangelho de hoje, Cristo diz: “Ainda não compreendeis?”. Em grego, o verbo que Ele utiliza é synieme, que quer dizer “juntar as coisas”. Ou seja, Jesus estava lhes dizendo: “Vocês ainda não conectaram o milagre com o sinal divino que existe nele? Vocês ouvem minhas palavras, mas não vêem a Verdade que move os corações!”. 

Cabe a nós, pois, fazer um exame de consciência. Até pode ser que sejamos bons católicos, mas o que de fato nos move? Um fermento mundano ou a graça divina? Porque podemos até estar recebendo os sacramentos, mas isso não significa que a graça está conseguindo nos tocar verdadeiramente, sobretudo se ainda estivermos presos aos nossos interesses egoístas.

Portanto, arrependendo-nos de nossa pouca fé, coloquemo-nos hoje à disposição de Jesus e rezemos com devoção: “Movei-me, Senhor, pela vossa Verdade e pela vossa graça, para que consigamos alcançar o vosso Céu”.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos