CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
639

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 17, 26-37)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

No Evangelho de hoje — extraído de São Lucas —, Jesus nos faz uma advertência presente também em outros Evangelhos: a vinda do Filho do Homem será de repente, como nos tempos de Noé e de Sodoma e Gomorra. Mas existe uma frase que somente São Lucas menciona: “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17, 32).

Primeiro, quem foi essa mulher? No livro do Gênesis, é contada a seguinte história: Deus disse que iria destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, porque os pecados que lá eram cometidos clamavam vingança aos céus. Abraão intercedeu para que as cidades fossem poupadas, e Deus, então, disse que se houvesse dez justos, as cidades seriam salvas. No entanto, não havia nenhum homem justo naquelas terras, com exceção de Ló, que recebeu por anjos a notícia de que deveria se retirar com sua família, pois choveria fogo e enxofre sobre a cidade. Mas deveria partir sem olhar para trás. Porém, na fuga, a mulher de Jó virou-se e instantaneamente se transformou numa estátua de sal. 

Portanto, Jesus diz no Evangelho: “Lembrai-vos da mulher de Ló” para nos mostrar que, em vez de olharmos para trás, devemos olhar para o alto. Além disso, a fuga de Ló de Sodoma e Gomorra nos recorda que devemos desapegar-nos das coisas terrenas para buscar o Céu. E ai daquele que, tendo recebido o chamado de Deus, olha para trás com saudades deste mundo! Assim como a mulher de Ló, quem faz isso termina paralisado e condenado eternamente.

Quantas e quantas pessoas, miseravelmente, iniciaram o caminho da vida espiritual, tentando abandonar os pecados, mas, no meio do caminho, arrependeram-se e sentiram falta dos prazeres mundanos, perdendo assim o Único Necessário! 

Por isso, não sejamos como uma Marta agitada que, preocupada com as coisas deste mundo, fica dispersa, esquece-se de Cristo e não sai do lugar; antes, sirvamos ao Senhor, que nos ama infinitamente, e busquemos as coisas do Alto.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos