CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

5. Por que é importante ter uma regra de vida?

Nossa vida mudou. Também a nossa rotina precisa mudar. Para que essa quarentena não seja tempo perdido, é importantíssimo estabelecer já uma regra de horários e prioridades.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Neste período de quarentena que nos foi imposto para conter a propagação do novo coronavírus, muitas pessoas viram suas vidas mudarem totalmente de uma hora para outra. No início, elas devem ter pensado em quão produtivo seria o “tempo livre” que, a partir daquele momento, passariam a ter. Entretanto, quando há uma mudança de vida tão repentina, as diversas atividades que se pretendia fazer acabam não sendo realizadas, justamente porque o excesso de tempo disponível, sem a devida disciplina e organização, conduz a uma vida desordenada.

Para que isso não ocorra, é fundamental adotar uma regra de vida, como fizeram os grandes santos da vida monástica, colocando certa ordem nas atividades cotidianas, com horários para as refeições e para as tarefas domésticas, bem como para acordar, para rezar e para dormir.

Além de organizar as próprias atividades em um tempo ordenado (chronos, κρόνος), é importante, para aqueles que vivem com outras pessoas, fazê-las perceber que Deus providencialmente nos concedeu este “tempo favorável”, que deve ser visto como um tempo da graça de Deus (kairós, καιρός).

Quando as pessoas são submetidas a uma vida reclusa, normalmente elas não estão preparadas para viver o silêncio, o recolhimento e a solidão de maneira adequada. Os mais extrovertidos querem a todo momento se comunicar com alguém; já os introspectivos tendem a mergulhar num amálgama de pensamentos negativos e catastróficos. 

Como lidar com isso? Primeiro, precisamos reconhecer que existe um problema com a vida moderna, consistente no fato de que, mesmo em quarentena, as pessoas não conseguem desligar-se ou “desconectar-se” das coisas que acontecem no mundo, permanecendo reféns dos meios de comunicação e das redes sociais ao longo de todo o dia.

Por isso, é fundamental estabelecer um horário delimitado para assistir às notícias ou para acessar a internet e suas mídias sociais. Para que o recolhimento interior aconteça efetivamente, é importante realizar atos bons e sadios, como tarefas domésticas, trabalho manual ou atividade intelectual. Além disso, é fundamental algum momento de “recreio”, propício para realizar exercícios físicos ou ter momentos de lazer e convivência com a família.

Por fim, é indispensável reservar tempo para a oração diária. Infelizmente, nesta ocasião de quarentena, muitas pessoas terão dificuldade para rezar em virtude de distrações, pensamentos e notícias que constantemente inquietaram seus corações. A melhor forma de superar essas dificuldades é fazendo oração vocal, como, por exemplo, o santo Terço em família bem meditado, ou orações pessoais em que se estabeleça, de fato, um colóquio com Deus. 

Neste tempo, enfim, além de ordenarmos nosso dia, é fundamental entregarmos ao Senhor as nossas preocupações e pedirmos a intercessão de Nossa Senhora e de São José, nossos valorosos protetores.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.