CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O que é uma família?

A desconstrução da família: um breve histórico

Vale a pena nos perguntarmos, agora, de onde vêm os inúmeros ataques desferidos contra a instituição familiar. A fonte primeira deste ódio, não custa lembrar, é o inferno mesmo, mas o motivo próximo por que a família tem sido alvo de tantas investidas pode ser explicado historicamente.

É o que faremos nesta aula de nosso curso "O que é uma família?".

53

Vimos até agora qual é o projeto original de Deus para a família humana e como Ele, por meio da Redenção realizada por seu Filho, a reconstruiu após a devastação causada no mundo pelo pecado. Na aula de hoje, vale a pena nos perguntarmos de onde vêm os inúmeros ataques desferidos contra a instituição familiar. A fonte primeira deste ódio, não custa lembrar, é o inferno mesmo, donde o demônio procura a todo custo afundar consigo no abismo eterno o maior número possível de almas. No entanto, o motivo próximo por que a família tem sido alvo de tantas investidas é que, de dois séculos para cá, a humanidade perdeu evidentemente a noção de sua finalidade última.

Com efeito, desde pelo menos a Revolução Industrial inglesa, o homem, cristão ou não, tornou-se uma criatura obcecada pelo trabalho, pela produção de riqueza e por dinheiro. A nota característica do espírito moderno é, de fato, a total absorção pelo bens materiais. No horizonte do homem de hoje, não há um amanhã eterno, que dará sentido pleno a tudo quanto vivenciamos debaixo do sol; há somente um agora que se quer perpétuo, há apenas o que se pode produzir hoje e já, sem vistas ao que virá depois. Esse afã por...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos