CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O que é uma família?

Para que serve a família?

É preciso que nos perguntemos, no princípio dos nossos estudos, para que serve a família humana. Afinal, não há melhor maneira de conhecermos a natureza de uma coisa do que investigando a sua finalidade.

É o que faremos nesta aula de nosso curso "O que é uma família?".

48

Se de fato queremos ser família, é imprescindível que saibamos, em primeiro lugar, o que é isso a que costumamos chamar "família". Ora, não há melhor maneira de conhecermos a natureza de uma coisa do que nos perguntarmos por sua finalidade, ou seja, por aquilo em vista do qual essa coisa existe ou foi feita. Assim, por exemplo, se desejamos saber o que é uma xícara, podemos explicar a matéria de que ela é composta, descrever a forma que lhe imprimiu seu artífice etc.; mas é somente ao dizermos para que uma xícara serve — conter líquidos quentes para que deles possamos beber — que teremos dela uma noção satisfatória. Por isso, temos de perguntar-nos, no princípio dos nossos estudos, para que serve a família humana.

Essa pergunta se insere, logicamente, numa visão mais ampla e compreensiva do que seja o homem e da razão de sua existência. A Revelação divina, com efeito, nos diz que, no princípio, o homem foi criado por Deus para ser feliz na terra; é o que as Escrituras, de forma bastante expressiva, denominam paraíso terrestre. Antes pois da Queda, Adão e Eva viviam o projeto originário de Deus para o gênero humano: viver em comunhão, paz e concórdia perfeitas. No...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos