Visto que até um Doutor da envergadura de Santo Tomás de Aquino, por não dispor de dados científicos, chegou a conclusões equivocadas a respeito da mulher, é necessário, antes de formular um conceito filosófico sobre ela, ter em mãos uma ciência bem fundamentada. Hoje sabemos com detalhes como se dá a reprodução humana. No entanto, a grande pergunta é se existe cérebro masculino e cérebro feminino.
Pesquisas atuais indicam que o cérebro feminino e o masculino são realmente diferentes. Para além de diferenças anatômicas que não vêm ao caso (por exemplo, o cérebro da mulher, mais compacto que o do homem, tem mais matéria branca, enquanto o dele tem mais matéria cinzenta), parece claro que o funcionamento de um cérebro é diferente do de outro.
Isso implica que, embora os seres humanos sejam da mesma espécie: “Homem e mulher os criou” (Gn 1, 27), há coisas contra as quais é contraproducente lutar. A mulher que se rebela contra certas tendências do cérebro termina ferida. Pelo contrário, ela precisa desenvolver as potencialidades e subsanar as fraquezas que lhe são próprias.
Antes de falar de cérebro propriamente masculino e feminino, é importante notar que...









