CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Oração de São Miguel

A Oração a São Miguel hoje

Sabemos já que a nossa luta é no campo das ideias. É por meio delas que, hoje mais do que nunca, o diabo nos quer induzir ao pecado, na precisa medida em que, afastando-nos da verdade, nos afasta da Igreja de Cristo e de seus meios salutares de santificação. 

Mas o que nós, leigos e leigas, simples trabalhadores e pais de família, podemos fazer? De que armas estamos providos para resistir às investidas do demônio, que não descansa enquanto ainda lhe é possível armar-nos mais um laço, seduzir-nos com mais uma mentira? É sobre isto que fala o Padre Paulo Ricardo na última da aula do curso A Oração de São Miguel.

83

Desde a época da Revolução Francesa, cuja história é como uma só coisa com a difusão da Maçonaria pelo continente europeu, a Igreja tem clara consciência de que a sua luta espiritual hoje, mais do que em outros tempos, se concentra no campo das ideias. São estas, como visto na aula passada, o meio preferido pelo diabo, que não pode penetrar na fortaleza da nossa vontade, para nos inclinar e induzir ao pecado, persuadindo a nossa inteligência de que é bom e desejável o que ele sabe ser mal e perverso. 

Ora, o papel que as ideias maçônicas jogam nesta luta, claramente a favor do diabo, se vê sem problema algum se se considera que, desde as suas origens, a Maçonaria se caracteriza como uma religião secular fortemente indiferentista. Atesta-o, entre outros, um dos primeiros documentos da Igreja referentes à seita dos maçons, de cujas sociedades sempre fizeram parte “homens de qualquer religião e seita, satisfeitos com uma afetada aparência de honestidade natural” (Clemente XII, Carta Apostólica “In eminenti apostolatus specula”, de 28 abr. 1738: DH 2511).

Além de seu caráter secretista, um dos crimes mais graves da Maçonaria está na sua doutrina pervertida, que...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos