CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Oração de São Miguel

A nossa luta é contra o inferno

A nossa luta não é contra os poderes deste mundo, mas contra as forças do inferno, nem são homens o que combatemos, mas os espíritos malignos espalhados pelos ares. Não têm eles o poder de coagir nossa vontade, mas podem incliná-la de mil modos ao pecado. Não podem obrigar-nos a pecar, mas a isso nos tentam sem descanso. 

Nesta luta, em que só sai vencedor quem se humilha diante de Deus para lhe pedir graça e perdão, contamos com o auxílio dos santos anjos, prontos para derramar sobre nós, se assim o quisermos, incontáveis benefício de corpo e de alma. É esta admirável união entre os fiéis que ainda vivem na terra e a milícia celeste contra os poderes do inferno o tema da quinta aula do nosso curso sobre A Oração de São Miguel!

53

Quem conhece a lenta, mas constante derrocada da cultura cristã, que se vem acentuando dos últimos séculos para cá, não pode deixar de ver nas ideologias modernas um dos principais carros-chefes postos em marcha pelo demônio em sua luta contra a Igreja de Cristo. É fato que, além das ideologias, muitos outros fatores como a política, a economia etc. entram em jogo e permitem explicar, em parte, as mudanças profundas por que tem passado a sociedade, que de eminentemente católica há pouco menos de um milênio se tornou, em pouquíssimo tempo, algo quiçá pior do que fora em seu remoto passado pré-cristão.

Não há dúvida, porém, de que a principal batalha que a Igreja vem travando é no campo das ideias, muitas delas inconciliáveis com sua doutrina, “surgidas das trevas para a ruína e a devastação, seja do que é sagrado, seja do que é público” (Pio IX, Encíclica “Qui pluribus”, de 9 nov. 1846: DH 2783). De um lado, o Evangelho de Cristo, com sua mensagem divina, com seus preceitos exigentes, mas sublimes, com seus auxílios sobrenaturais; de outro, os erros de cada tempo, com suas falsas promessas de liberdade, meras continuações da mentira da serpente infernal.

Mas esta...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos