CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Oração de São Miguel

As preces depois da Missa

Talvez pouca gente saiba disso, mas antes da reforma litúrgica de Paulo VI era comum que, ao final das Missas privadas, o sacerdote se pusesse de joelhos ao pé do altar para recitar uma série de orações pela salvação dos pecadores e pela exaltação da Santa Igreja, pondo-se sob a especial proteção do Arcanjo São Miguel. 

Como e por que surgiram estas orações? O que nos dizem elas sobre a percepção que os Papas dos séculos passados tinham da situação da Igreja no mundo moderno? Eis o tema de mais esta aula do curso A Oração de São Miguel.

35

Poucos fiéis o sabem hoje em dia, mas antes da reforma litúrgica que se seguiu ao Concílio Vaticano II, foi costume durante pouco mais de um século rezar, logo após a Missa, uma série de orações ao pé do altar. O teor delas, bem como o motivo por que foram instituídas, mostram que, desde meados do séc. XIX, a Igreja tem clara consciência de estar em um combate cada vez mais acirrado contra os poderes deste mundo, contra “as forças espirituais do mal espalhadas nos ares” (Ef 6, 12), segundo a conhecida frase do Apóstolo. 

A Igreja, é verdade, sempre soube de sua vocação militante, porque desde os seus primórdios ela é combatida tanto pelos homens como, sobretudo, pelos principados e potestades do inferno. Não é menos certo, porém, que ela pôde gozar de relativa tranquilidade após o término das perseguições romanas, com a consequente e progressiva cristianização da Europa e dos povos bárbaros que a foram ocupando.

No entanto, com o declínio da cristandade medieval, começaram a fervilhar, dentro e fora da Igreja, e isto com força crescente, elementos de aberta oposição ao que, até o momento, tinha ensinado e feito pelos povos a influência benéfica do...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos