CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Oração de São Miguel

A visão de Leão XIII

Teria realmente o Papa Leão XIII visto Roma ser invadida por hordas de demônios, a quem Deus mesmo teria permitido tomar conta da Igreja por certo tempo? 

Quando e como surgiu essa história, que tanto circula hoje pela internet? Onde está a verdade histórica por trás desta suposta “revelação” que, no último quarto do século XIX, teria enchido de pavor e preocupação o Papa de São Miguel Arcanjo? É esta a história que o Padre Paulo Ricardo vai contar em mais uma aula exclusiva do curso A Oração de São Miguel.

52

Qual é a história por trás da oração ao Arcanjo São Miguel? Tivemos já a oportunidade de ver na aula passada que, em 1886, depois de alterar repentinamente um decreto publicado apenas dois anos antes, o Papa Leão XIII impôs a toda a Igreja que se rezassem no final das Missas privadas algumas orações ao pé do altar. Com elas, pretendia o Santo Padre rogar a Deus pela exaltação da Igreja e a conversão dos pecadores, ao mesmo tempo que confiava à proteção e ao comando de São Miguel Arcanjo os fiéis do mundo inteiro.

Existem muitas “lendas” sobre a origem destas orações e sobre o porquê de Leão XIII as ter imposto de forma aparentemente tão abrupta. Para saber o que de fato aconteceu naqueles últimos anos do séc. XIX, pode ser útil consultar o livro Pope Leo XIII and the Prayer to St. Michael, publicado em 2015 por Kevin J. Symonds, que se deu ao trabalho de compulsar as fontes primárias do ocorrido.

A história que vez por outra se conta na internet, ao que tudo indica, parece ter surgido ainda na década de 1930, entre pessoas que não tiveram contato direto com o Papa Leão XIII, falecido em julho de 1903. Isso explica, em parte, por que a versão corrente da história...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos