Qual é a história por trás da oração ao Arcanjo São Miguel? Tivemos já a oportunidade de ver na aula passada que, em 1886, depois de alterar repentinamente um decreto publicado apenas dois anos antes, o Papa Leão XIII impôs a toda a Igreja que se rezassem no final das Missas privadas algumas orações ao pé do altar. Com elas, pretendia o Santo Padre rogar a Deus pela exaltação da Igreja e a conversão dos pecadores, ao mesmo tempo que confiava à proteção e ao comando de São Miguel Arcanjo os fiéis do mundo inteiro.
Existem muitas “lendas” sobre a origem destas orações e sobre o porquê de Leão XIII as ter imposto de forma aparentemente tão abrupta. Para saber o que de fato aconteceu naqueles últimos anos do séc. XIX, pode ser útil consultar o livro Pope Leo XIII and the Prayer to St. Michael, publicado em 2015 por Kevin J. Symonds, que se deu ao trabalho de compulsar as fontes primárias do ocorrido.
A história que vez por outra se conta na internet, ao que tudo indica, parece ter surgido ainda na década de 1930, entre pessoas que não tiveram contato direto com o Papa Leão XIII, falecido em julho de 1903. Isso explica, em parte, por que a versão corrente da história...