CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo do Rosário

As orações vocais presentes no Santo Rosário

A prática do Rosário compõe-se de duas formas de oração: a mental e a vocal. Esta última consiste na récita do Credo, com o qual exercemos a virtude da fé; do Pai-Nosso, instituído pelo próprio Filho de Deus; da Ave-Maria, com a qual exaltamos a grandeza de Nossa Senhora; e do Glória, expressão de nossa submissão à Santíssima Trindade.

Nesta quarta aula do curso "O Segredo do Rosário", você irá descobrir o poder e a imensa riqueza contida numa só Ave-Maria, à qual a Mãe de Deus, assunta em corpo e alma à glória do Céu, responde com um eterno "Magnificat" em favor dos que a invocam piedosamente.

41

Dando continuidade ao nosso curso sobre O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário, de São Luís Maria Grignion de Montfort, estudaremos na aula de hoje a segunda parte ou dezena do livro, em que se explicam as orações vocais de que o Rosário está constituído: o Credo, o Pai-Nosso e a Ave-Maria. Não percamos de vista, como dito anteriormente, que esta devoção, para ser completa e dar todos os frutos de que é capaz, compõe-se essencialmente de dois tipos de oração, de forma que a meditação (ou seja, a oração mental) dos mistérios da vida de Cristo e de sua Mãe Santíssima deve perpassar e "preencher" a repetição (isto é, a oração vocal) das fórmulas que a acompanham. Por isso, é importante que a recitação do Rosário seja feita num ritmo tranquilo e sereno, favorável a "uma certa demora a pensar" [1], a fim de que a inteligência e a imaginação possam fixar-se nos mistérios contemplados, saboreando-os, degustando-os e, a exemplo de Maria, conservando-os e ponderando-os no coração (cf. Lc 2, 19.51).

A oração vocal com que iniciamos o Rosário é o Símbolo dos Apóstolos, também conhecido como Credo. Rezamo-lo no pequeno crucifixo do Terço com o propósito de suscitar em...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos