CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo do Rosário

Como contemplar os mistérios do Santo Rosário?

O Rosário, como escreve o Papa São João Paulo II, é uma oração de caráter tão contemplativo que, privado desta dimensão essencial, ele se torna um corpo sem alma, uma matéria sem forma. Meditar e, portanto, saborear cada uma das verdades que o Rosário nos propõe nada mais é do que contemplar a Cristo através dos olhos de Maria, em cujo Coração Imaculado ela conservava e ponderava todos os mistérios que rodeavam o bendito Fruto de seu ventre.

Nesta quinta aula do curso “O Segredo do Rosário", você irá descobrir por que e como meditar bem, a exemplo da Mãe de Deus, os mistérios contidos nesta doce devoção!

24

Na aula de hoje, estudaremos a terceira dezena do livro O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Trata-se de uma parte de suma importância, já que nela o santo nos vai esmiuçando a dimensão contemplativa do Rosário, ou seja, a oração mental que devemos praticar ao rezá-lo. Com efeito, "a meditação", como disse a Virgem Santíssima ao beato Alano de la Roche, "é a alma desta devoção" [1]. Ao meditarmos, pois, os sagrados mistérios que o Rosário nos propõe, colocamos na cabeça de Cristo as três coroas que por direito Lhe são devidas: a) a coroa da graça, correspondente aos gozosos mistérios de sua Encarnação; b) a coroa da Paixão, que Ele adquiriu pelas obras contempladas nos mistérios dolorosos, que não são mais do que um retrato da nossa Redenção; e c) a coroa da glória, que damos ao Senhor quando meditamos o triunfo de sua Ressurreição e Ascensão e as glórias de que Ele revestiu sua Mãe ao elevá-la ao Céu e coroá-la Rainha universal.

Mas como fazer uma boa meditação, afinal de contas?

Antes de responder a essa pergunta, precisamos ter em mente que o exercício espiritual em que consiste a meditação cristã é não...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos