CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo do Rosário

Natureza e origem do Rosário

Na primeira dezena de "O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário", São Luís Maria Grignion de Montfort explica-nos a natureza e a origem do Rosário de Nossa Senhora.

O santo nos recorda, em primeiro lugar, que esta devoção, para ser completa e bem rezada, deve conter dois tipos de oração: a vocal e a mental. Em seguida, mostra como é desígnio de Deus que o Rosário seja, não um simples exercício de piedade, mas uma peça de combate, uma arma espiritual de que todo fiel deve estar munido para lutar contra a carne, o demônio e o mundo.

22

Estudaremos na aula de hoje a primeira dezena de O Segredo do Rosário, em que São Luís Maria Grignion de Montfort nos fala da natureza e origem desta santa devoção mariana. No que respeita à sua natureza, abordada na primeira rosa, convém enfatizar desde já que o Rosário constitui-se ao mesmo tempo de duas formas de oração: a) a oração vocal, representada pela récita do Credo, do Pai-Nosso, da Ave-Maria e do Glória, e b) a oração mental, orientada à meditação dos mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe. Este ponto é de capital importância, já que perder de vista algum desses dois elementos de que o Rosário se compõe nada mais é do que "desnaturá-lo", tornando-o uma oração de certo modo incompleta, e privar-nos de boa parte dos frutos que a sua prática constante e devota nos pode proporcionar. Temos de estar atentos tanto ao caráter contemplativo dessa devoção, sem o qual ela se torna "um corpo sem alma" [1], quanto à forma adequada de repetir as fórmulas que lhe dão ritmo e sabor.

Quanto à origem, explicada na segunda rosa, São Luís afirma que o Rosário tem raízes apostólicas, ao menos em seu núcleo essencial. No entanto, a...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos