A palavra “pedagogia” é para muitos, hoje, apenas o nome de uma faculdade. Então, para compreendermos plenamente o que a palavra significa, como de costume, cavemos até a sua raiz. Paidós (Παιδός), em grego, é criança; ágein (ἄγειν) é conduzir; paidagōgía (παιδαγωγία) quer dizer: conduzir a criança, levá-la pelo caminho. E para nós, qual deve ser a meta, o fim deste caminho? O Céu.
Por que enfatizamos isso de educar o filho para o Céu? Porque a maior parte dos pais dos nossos tempos acredita que o caminho é fazer os seus filhos felizes aqui, neste mundo. I’m sorry. Não vai funcionar.
É duro dar certas informações, mas, pais: seus filhos, assim como vocês, jamais serão felizes aqui. Lembremo-nos, como diz a Salve, Regina, que estamos in lacrimarum valle, “em um vale de lágrimas”. É verdade, Deus nos colocou neste mundo quando ele era de fato um paraíso. Mas Adão e Eva, nossos primeiros pais, pecaram, enfiaram o pé na jaca, como se diz, e foram expulsos do Éden. E a Sagrada Escritura diz que Deus colocou um querubim na porta do paraíso, com a espada em riste, garantindo que eles não entrassem de volta (cf. Gn 3, 24). Ou seja, não importa o que...