CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Como Educar as Emoções do seu Filho

Não somos uma alma aprisionada num corpo

Todo projeto educacional deve tomar cuidado para não nutrir uma antropologia gnóstica, que trata o corpo como mero “recipiente” da alma, como se ele não necessitasse de cuidados e atividades motoras.

25218

Qual é o projeto pedagógico integral? Como fazer para formar não apenas um profissional, mas uma pessoa? O que fazer para que nossos filhos e alunos, pelo fato de serem bons católicos, sejam, ao mesmo tempo, pessoas luminosas, alegres e equilibradas? Em outras palavras: como fazer para desmentir os ideólogos que dizem ser o catolicismo uma doença? Porque, infelizmente, há inclusive padres e bispos querendo dissuadir-nos de viver a tradição católica, sob o argumento de que estamos adoecendo, nos recalcando, nos neurotizando — e, às vezes, eles têm razão.

O primeiro passo para responder a essas questões é estabelecer uma antropologia correta. Isso porque muitos católicos, supostamente tradicionais, acham — ou agem como se achassem — que o ser humano é um macaco costurado com um anjo, duas substâncias separadas e conflitantes. De um lado o corpo, do outro a alma [1]. Não é isso. E tampouco somos uma mistura de duas naturezas. A mistura de duas naturezas cria um monstro mitológico: homem com touro é minotauro; cavalo com homem é centauro; bode com homem é fauno. São monstros da fantasia.

E nós não somos monstros; somos um todo. Aristóteles usa a palavra sýnolon...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos