CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução às Escrituras

Fé, princípio da vida eterna

Para ler com proveito as Escrituras, é preciso, mais do que conhecimentos técnicos, ter fé sobrenatural. É por meio dela que, iniciando já neste mundo a vida que teremos no Céu, podemos penetrar o sentido profundo dos textos sagrados, cuja riqueza inesgotável Deus esconde dos corações soberbos, mas revela aos pobres e pequeninos que, pela graça, vivem na sua amizade.

25

Como vimos nas últimas aulas, o estudo da Bíblia supõe naquele que vai lê-la a existência da fé divina, cujo motivo sobrenatural — como também já explicamos — não é nem a razão nem testemunhos humanos, mas a autoridade de Deus, autor da Revelação, que não pode enganar-se nem nos enganar. O problema que aqui se nos depara, porém, consiste em saber de que maneira podemos obter este meio tão necessário à correta inteligência das Escrituras. A este respeito pois é preciso ter presente que a fé cristã é, antes de mais, um dom gratuito de Deus que, embora não possa ser merecido, pode no entanto ser impetrado por quem, de coração humilde e sincero, o pede ao Senhor. É Ele mesmo, na verdade, que por sua graça suscita em nós o desejo de crer e, deste modo, nos dispõe a desejar e receber aquilo que somente Ele nos pode dar. Ora, que a fé, princípio da justificação, seja necessária para ler com fruto as Escrituras é coisa que se depreende facilmente daquelas palavras: "A fé é a substância das coisas que se esperam, argumento do que não se vê" (Hb 11, 1).

Lida pelos reformadores do séc. XVI em chave subjetivista, esta definição que o autor da Carta aos Hebreus nos apresenta é às...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos