Colocamos aqui à disposição dos alunos, em forma de breves tópicos, as principais aplicações teológicas que o Pe. Paulo Ricardo nos propõe na aula de hoje como guias de leitura de algumas passagens e personagens de O Senhor do Anéis.
O momento mais precioso e extraordinário, do ponto de vista teológico, de toda a saga O Senhor dos Anéis é a incapacidade de Frodo, após uma série de façanhas heróicas encaradas com grande resiliência, de lançar o Um Anel nas Fendas da Perdição do monte Orodruin. Por trás desse “fracasso” do hobbit Bolseiro está a verdade de que nenhum de nós pode vencer o mal com as próprias forças; trata-se, numa palavra, do primada da graça divina sobre as debilidades e limitações da natureza humana. Também em Gollum pode-se ver um símbolo da graça sobrenatural entendida como dom de Deus. Ele é retratado, pois, como um instrumento a serviço da Providência, não só por seu papel na destruição do Um Anel, mas por ter sido, em várias ocasiões ao longo da história, objeto da misericórdia de Bilbo, Frodo e Sam, que por compaixão se recusaram a matá-lo. Nesse sentido, Gollum encarna tanto o inimigo a quem devemos amar como as dificuldades que, mesmo que não o...Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Graça e redenção em “O Senhor dos Anéis”
Por que é que, depois de nos segurar por mais de 900 páginas e nos levar até a beira das Fendas da Perdição, Tolkien parece rir da nossa cara no momento mais intenso da história, fazendo Frodo recuar e trair todas as expectativas, com medo de destruir logo o Um Anel?
Nesta terceira aula do nosso curso de férias sobre “O Senhor dos Anéis”, você vai descobrir a profunda dimensão espiritual por trás desta e de muitas outras passagens da trilogia do Anel!
512
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
39:25
01. Os níveis de leitura de “O Senhor dos Anéis”
O Senhor dos Anéis, uma obra-prima da literatura fantástica, não é uma leitura de simples passatempo nem uma alegoria superficial. Trata-se de um livro teologicamente denso, no qual se encontram re...
40:51
02. Perguntas e Respostas (I)
Padre Paulo responde às dúvidas e questionamentos dos alunos, após a exibição da aula “Os níveis de leitura de ‘O Senhor dos Anéis’”.
42:25
03. Origem e simbolismo do Anel
Você já parou para pensar como o Anel de Sauron, tão poderoso e sedutor, pode representar coisas tão diferentes como, por exemplo, a tentação, o pecado e até mesmo a cruz de Jesus Cristo?
Nesta aul...
45:02
04. Perguntas e Respostas (II)
Padre Paulo responde às dúvidas e questionamentos dos alunos, após a exibição da aula “Origem e simbolismo do Anel”.
38:56
05. Graça e redenção em “O Senhor dos Anéis”
Por que é que, depois de nos segurar por mais de 900 páginas e nos levar até a beira das Fendas da Perdição, Tolkien parece rir da nossa cara no momento mais intenso da história, fazendo Frodo recu...
37:39
06. Perguntas e Respostas (III)
Padre Paulo responde às dúvidas e questionamentos dos alunos, após a exibição da aula “Graça e redenção em ‘O Senhor dos Anéis’”.
44:51
07. A Sociedade do Anel
Nesta aula de nosso curso sobre O Senhor dos Anéis, Padre Paulo Ricardo nos ajuda a mergulhar de cabeça no primeiro volume da trilogia, A Sociedade do Anel.
Desapego e fé, confiança e sofrimento, f...
34:52
08. Perguntas e Respostas (IV)
Padre Paulo responde às dúvidas e questionamentos dos alunos, após a exibição da aula “A Sociedade do Anel”.
55:36
09. As Duas Torres
As Duas Torres, segundo volume da trilogia O Senhor dos Anéis, estão recheadas de aplicabilidades ao mundo e à situação em que atualmente vivemos.
Desde a morte heróica de Boromir até as relações e...
30:46
10. Perguntas e Respostas (V)
Padre Paulo responde às dúvidas e questionamentos dos alunos, após a exibição da aula “As Duas Torres”.
43:28
11. O Retorno do Rei
É nos momentos finais da saga, em O Retorno do Rei, que a jornada de Frodo e Sam adquire seu sentido último. Os próprios personagens se dão conta de que fazem parte de uma história que os supera, t...
29:47
12. Perguntas e Respostas (VI)
Padre Paulo responde às dúvidas e questionamentos dos alunos, após a exibição da aula “O Retorno do Rei”.