CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Senhor dos Anéis

O Retorno do Rei

É nos momentos finais da saga, em O Retorno do Rei, que a jornada de Frodo e Sam adquire seu sentido último. Os próprios personagens se dão conta de que fazem parte de uma história que os supera, transcende e que aponta, em última análise, para o mistério da graça e da esperança.

30

Listam-se abaixo, como texto de apoio, alguns dos pontos levantados pelo Padre Paulo Ricardo nesta última aula do curso O Senhor dos Anéis.

Tanto Frodo como Sam, que em O Retorno do Rei encontram-se na fase mais dura e conflitiva de sua jornada, sabem-se parte de uma história que os transcende. A presença constante de guerras e batalhas ao longo da trilogia reflete o fato de que, num mundo marcado pelo pecado, o bem, a beleza e a verdade têm de ser amados corajosamente e defendidos com heroísmo. O capítulo O Último Debate mostra-nos, mais do que tudo, que a esperança deve estar dirigida ao bens que temos ao alcance da mão, ao que nos cabe fazer aqui e agora segundo nossa própria responsabilidade. A estrela branca que Sam vê reluzir por uns instantes em Mordor recorda-nos também que o mal é sempre uma sombra passageira que, mais dia, menos dia, será dissipada pela luz perene da verdade. Pode-se dizer que Elbereth Gilthoniel, mulher de Manwë e criadora das estrelas, é uma figura claramente mariológica. No final de As Duas Torres, vemos outra vez o mistério da graça e do livre arbítrio na oportunidade que Gollum teve de converter-se. A sua perseverança no mal, por sua vez,...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos