CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Senhor dos Anéis

A Sociedade do Anel

Nesta aula de nosso curso sobre O Senhor dos Anéis, Padre Paulo Ricardo nos ajuda a mergulhar de cabeça no primeiro volume da trilogia, A Sociedade do Anel.

Desapego e fé, confiança e sofrimento, fragilidade e amadurecimento: eis alguns dos temas-chave que permeiam o início dessa grande aventura.

20

Dedicaremos a presente aula ao estudo de A Sociedade do Anel, o primeiro volume da trilogia O Senhor dos Anéis, conforme a divisão em que a obra foi originalmente publicada, ainda que Tolkien mesmo, como já tivemos a oportunidade de mencionar, a tenha escrito como uma história única e indivisa. Como feito anteriormente, deixamos listados abaixo, como guias de leitura, os principais pontos abordados pelo Pe. Paulo Ricardo na aula de hoje.

O capítulo primeiro, como se pode constatar também por seu tom mais ou menos infantil, serve de ponte entre O Hobbit e a saga O Senhor dos Anéis e, por isso, deve ser lido à luz das duas histórias. O Um Anel é apresentado constantemente como um objeto que passa de mãos em mãos por todos os meios, sem que nenhum daqueles que o possuem renuncie de fato ao seu domínio. Por isso, o fato de, logo no início de A Sociedade do Anel, Bilbo o entregar liberalmente a Frodo constitui um gesto de grande profundidade espiritual, que nos remete à parábola evangélica do jovem rico (cf. Mt 19, 16-30; Mc 10, 17-31; Lc 18, 18-30). Neste sentido, a festa de aniversário com que se abre o livro, apesar de seu tom alegre e permeado de piadas, retrata o drama do...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos