CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Mensagem de Fátima

O segredo de Fátima revelado (III)

É chegado o momento de falarmos sobre a terceira parte do segredo de Fátima, publicada pelo Vaticano no ano 2000. O que, afinal, foi escondido por tanto tempo? Qual o teor da última mensagem de Nossa Senhora de Fátima ao mundo?

Nesta aula de nosso curso, Padre Paulo lê e comenta o famoso "terceiro segredo" e começa a tratar polêmica ao redor desta parte da mensagem da Virgem Maria.

23

Tratamos nos programas anteriores das duas primeiras partes da mensagem de Fátima. A primeira, como vimos, consiste na visão pedagógica do Inferno; a segunda, na devoção ao Imaculado Coração de Maria e, em conexão com ela, no nosso dever de reparação. Dados estes passos, falaremos na aula de hoje a respeito da terceira parte, popularmente conhecida como "terceiro segredo", cujo conteúdo, que deveria ter-se revelado em 1960, não foi publicado integralmente senão no pontificado de São João Paulo II, em 26 de junho de 2000, durante uma sessão solene na Sala de Imprensa da Santa Sé em que o então cardeal Joseph Ratzinger, futuro Bento XVI, fez a leitura de um comentário teológico no qual se propunha uma possível interpretação da tão aguardada mensagem.

Antes, porém, de considerar a polêmica em que a divulgação do segredo esteve envolvida, desde a sua redação pela irmã Lúcia em janeiro de 1944 até chegar às mãos de São João XXIII em agosto de 1959, convém avaliar primeiro o conteúdo mesmo desta terceira parte e fazer, em seguida, algumas breves considerações "sobre o modo como, segundo a doutrina da Igreja, devem ser compreendidos no âmbito da vida de fé fenômenos como o de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos