CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
A Mensagem de Fátima

O terceiro segredo de Fátima foi encoberto?

Segredo incompleto? É o que Padre Paulo Ricardo examina nesta aula de nosso curso sobre "A Mensagem de Fátima".

Afinal, existem fundamentos para acreditarmos que, além do trecho divulgado pelo Vaticano em 2000, restou "algo a mais" por revelar? Como entender a atitude dos últimos Papas do século XX, alguns deles elevados à honra dos altares, de adiar por tanto tempo a publicação do terceiro segredo de Fátima?

Desvende esse enigma conosco.

64

Pretendemos oferecer neste programa algumas ferramentas de leitura que nos permitam encarar as polêmicas que envolvem o chamado terceiro segredo de Fátima. Já tivemos oportunidade de ver em outros encontros que o conteúdo desta mensagem suscita mais dúvidas do que oferece respostas. Basta, para tomar uma entre tantas outras amostras, levar em consideração o tom indeterminado e reticente com que, nas quartas memórias da irmã Lúcia, se conclui a narração da segunda parte da mensagem de Nossa Senhora: "Em Portugal se conservará sempre o dogma da Fé, etc." [1]. Some-se a isso o fato de que o terceiro segredo tampouco parece ser continuidade lógica das outras duas visões, senão que constitui, antes, um todo mais ou menos independente. Como quer que seja, está claro que o texto, além de ser em si mesmo de difícil interpretação, dá margem a especulações de todo tipo.

Polemistas como o jurista norte-americano Christopher Ferrara, por exemplo, advogam a tese de que, embora verdadeiro, ao segredo revelado pelo Vaticano em junho de 2000 estaria faltando um apenso de poucas linhas contendo a genuína interpretação da mensagem: a "cidade em ruínas", com efeito, seria imagem não de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos