É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do Papa emérito Bento XVI, cuja saúde estava bastante debilitada nos últimos dias.

No dia 19 de abril de 2005, Deus, na sua infinita misericórdia, quis nos dar como Sumo Pontífice o Cardeal alemão Joseph Ratzinger, que representava entre os cardeais da época o grande ícone da ortodoxia e da fidelidade à Sagrada Escritura, à Tradição e ao Magistério.

Mesmo sendo um dos maiores teólogos de seu tempo, Joseph Ratzinger portava consigo uma humildade genuína, de quem se reconhece limitado e necessitado da graça de Deus. Em sua primeira  saudação à multidão na Praça de São Pedro, Bento XVI resumiu bem o que seria o seu pontificado:

Depois do grande Papa João Paulo II, os cardeais escolheram a mim, um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me o fato de que o Senhor sabe agir ainda que com instrumentos insuficientes. E, sobretudo, recomendo-me às vossas orações. Na alegria do Senhor Ressuscitado, confiantes na sua ajuda permanente, vamos em frente. O Senhor ajudar-nos-á. Maria, sua Mãe Santíssima, está conosco. Obrigado!

Foram quase oito anos de um pontificado marcante, sobretudo porque seu principal objetivo era fazer com que Deus fosse o único protagonista da Igreja, da sociedade e de toda a história humana.

Justamente por isso o Papa Bento XVI incentivou tanto os sacerdotes a evangelizar através dos meios de comunicação e da internet, para que levassem a todos os povos o Cristo Ressuscitado, único que pode restaurar a natureza humana decaída e elevá-la à dignidade de filhos de Deus.

Papa Bento XVI (1927-2022)

Em 16 de maio de 2010, por ocasião do 44º Dia Mundial das Comunicações, o Papa Bento XVI publicou uma mensagem intitulada O sacerdote e a pastoral no mundo digital, na qual afirma que a internet não é apenas “um espaço a ser ocupado”, como se estivéssemos cumprindo a “mera exigência de marcar presença”, mas é um “meio útil inclusive para a evangelização e a catequese”.

Cerca de uma semana depois, no dia 24 de maio, nós tomamos a decisão de profissionalizar o site padrepauloricardo.org, fazendo com que aquele trabalho incipiente de evangelização na internet, iniciado em 2006, aumentasse suas proporções e ganhasse maior qualidade técnica.

Nesse sentido, nosso apostolado deve muito ao Papa Bento XVI, que, além de combater a ditadura do relativismo e reafirmar a Verdade de sempre, orientou-nos para a necessidade de evangelizarmos no areópago dos tempos modernos, a internet.

Nossa estima e gratidão a Bento XVI serão traduzidas em orações pelo sufrágio de sua alma. Conclamamos todos que acompanham o nosso trabalho — sacerdotes, religiosos ou leigos — a se unirem a nós em oração por este simples e humilde servo do Senhor, que se apresenta diante de Deus depois de ter sido um eloquente defensor da Verdade.

* * *

Oração. — Ó Deus, que por inefável providência quisestes contar entre os sumos sacerdotes o vosso servo Bento XVI, concedei, vo-lo pedimos, ao que foi na terra vigário de vosso Filho Unigênito a eterna companhia de vossos santos pontífices. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.

℣.Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno.
℟. E que a luz perpétua o ilumine.
℣. Descanse em paz.
℟. Amém.

O que achou desse conteúdo?

1
0
Mais recentes
Mais antigos