CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

A cura que Deus quer realizar em nós

“Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: ‘Se queres, tens o poder de curar-me’. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: ‘Eu quero: fica curado!’ No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado”.

Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 1, 40-45)

Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
Então Jesus o mandou logo embora, falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

No Evangelho de hoje, Jesus cura o leproso que se apresenta humildemente diante d’Ele. É uma das várias curas relatadas no início do Evangelho de São Marcos.

Os Padres da Igreja vêm nessa sequência de milagres inaugurais do Evangelho de São Marcos — a expulsão do demônio e a cura de tantos enfermos — uma forma de Nosso Senhor nos falar sobre a sua missão como Redentor. O próprio nome “Jesus” — em hebraico, “Yeshua” — significa “Deus salva”. Porém, na purificação do leproso, há também uma purificação que Cristo deseja fazer em todos nós: livrar-nos de nossos pecados. 

Muitas vezes, impressionados com Jesus realizando milagres e prodígios extraordinários, esquecemo-nos do grande dom da redenção dos pecados, e começamos a olhar para a Igreja como se ela fosse apenas uma espécie de supermercado, onde escolhemos os benefícios que queremos de Deus, sem assumirmos um compromisso com Ele. 

Veja com que humildade o homem se aproximou de Jesus e pediu pela cura: “Se queres, que eu seja purificado”. É por essa cura que devemos pedir incessantemente, sabendo que somos necessitados da purificação do Senhor. E se há algo que temos certeza absoluta de que Deus quer fazer em nossas vidas, é nos livrar de nossos pecados. Pode ser que Ele não ressuscite um morto ou não realize o milagre de curar um cego, por exemplo, mas Ele deseja perdoar a todos e conduzir-nos rumo ao Céu.

Eis a grandeza de Cristo! Enquanto outros tocavam os leprosos e acabavam se contaminando, Nosso Senhor os cura e purifica, levando a uma transformação de vida. E é por isso que devemos pedir pelo toque do Senhor. De certa forma, a humanidade já está parcialmente salva — graça que obtemos quando Jesus, infinitamente misericordioso, morreu por nós na Cruz a fim de nos livrar da condenação eterna. Porém, todos os méritos de sua dolorosa Paixão precisam ser recebidos por nós de braços abertos, para que a redenção de fato entre em nossas vidas. 

Como em Cafarnaum o leproso se aproximou de Cristo, aproximemo-nos também com humildade e arrependimento, sabendo que Ele quer nos dar uma grande benção nos purificando, salvando e perdoando.

Portanto, se você ainda não é batizado, busque o Batismo para que seus pecados sejam lavados; ou, se você já é batizado, mas está em pecado mortal, busque a Confissão, pois, por meio dela, você será novamente purificado e suas vestes serão alvejadas pelo Sangue do Cordeiro.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos