CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Buscando...

Digite pelo menos 2 caracteres para pesquisar

Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 10, 1-9)

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”. 

Celebramos hoje, com muita alegria, a memória de dois santos bispos: São Timóteo e São Tito, companheiros de São Paulo.  E aqui é interessante nos aprofundarmos na contemplação do mistério da geração subapostólica, da qual fizeram parte São Timóteo e São Tito.

Os Apóstolos são aqueles que receberam de Cristo a Revelação e, portanto, foram inspirados pelo Espírito Santo, de tal forma que tudo aquilo que eles não compreenderam durante o tempo de Jesus neste mundo ficou-lhes claro com a vinda do Paráclito em Pentecostes. Sob essa inspiração, eles escreveram os livros do Novo Testamento e deixaram-nos a Tradição apostólica.

A Igreja Católica está fundada na fé dos Apóstolos, uma vez que nós cremos que a Revelação Divina se encerrou com a morte do último Apóstolo, que, segundo a Tradição, teria sido São João Evangelista, por volta do ano 100. Assim, depois deles, surgiu essa nova geração, que os historiadores costumam chamar de “geração subapostólica” — subapostólica porque são homens que conheceram os Apóstolos pessoalmente e receberam da fonte a Revelação divina,  a qual agora lhes cabia transmitir. 

Sabendo disso, voltemos a São Timóteo e São Tito, pertencentes a essa geração. Eles, por serem exemplos admiráveis de santidade, tornaram-se bispos responsáveis por várias “dioceses” — chamadas na época de “igrejas” — e, tendo recebido a imposição das mãos dos próprios Apóstolos, ganharam a missão de preservar a fé apostólica. Sim, pois a Igreja Católica é este organismo espiritual onde os sucessores dos Apóstolos, os bispos, unidos ao Santo Padre — sucessor de Pedro — têm a missão de guardar a fé apostólica, ou seja, a identidade de uma fé que deve permanecer íntegra ao longo dos séculos. 

Na primeira leitura proposta para o dia de hoje (2Tm 1, 1-8), São Paulo diz a São Timóteo que ele precisava conservar a fé que recebeu desde a infância e verdadeiramente reavivar a chama que lhe foi conferida através da imposição das mãos. Cabe, pois, também a nós rezar pelos nossos bispos, a fim de que mantenham intacta a chama viva daqueles homens que receberam, pela primeira vez, a fé dos Apóstolos. Que eles, que são o primeiro elo de transição entre os Apóstolos e nós, sejam verdadeiramente um atestado de que essa corrente não se rompeu ao longo dos séculos.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos