CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Nos dias anteriores, aprendemos que o Espírito Santo cria no homem um organismo sobrenatural que se caracteriza pela presença das virtudes infusas e dos dons do Espírito Santo. Enquanto as primeiras são ações humanas, as segundas são ações divinas.

No entanto, teologicamente, tanto as virtudes como os dons são hábitos que estão voltados para a ação. E, mesmo presentes em nós, não significa que estão atuantes, pois para que se tornem ação e realidade necessitamos da graça atual.

A graça atual é uma intervenção de Deus, equivale à energia para realmente colocar os remos n'água e remar, que recebemos somente por meio da súplica, implorando a Deus que a conceda, como um mendigo na soleira da porta do rico.

A oração é o modo pelo qual a graça é obtida. Não se pode, contudo, orar de qualquer jeito. É necessário alguns requisitos para que ela alcance o seu efeito. O primeiro é a humildade. Aproximar-se de Deus se sabendo pequeno. O segundo é a confiança, Nosso Senhor Jesus Cristo mesmo mandou que assim se fizesse. “Meu Deus, eu não quero mais somente dizer que vos amo com meus lábios, eu quero vos amar de verdade, com minha vida, com meu coração", com coragem e confiança.

A terceira característica é a perseverança, pois não se trata de mágica, Deus quer despertar em seus filhos o desejo, o amor e, por isso às vezes, tarda. O desejo das coisas santas só aumenta com a demora. Finalmente, a quarta é pedir com atenção. Sabendo o que se quer.

Assim, pedir com humildade, com confiança, com perseverança e atenção é a forma de se obter a graça atual que fará com que o seu barco avance contra a correnteza.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos