CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Aproveite a maior promoção do ano!

Desconto de até 50% na assinatura anual.

  • 45% + 5% extra no pagamento via PIX;
  • 53 cursos à sua disposição;
  • Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Participação no programa Studiositas;
  • Condição especial na compra dos livros da Editora Padre Pio;
Assine agora

A regra mais escandalosa da moral cristã

“Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.”

Texto do episódio
1275

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 5, 43-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

Continuamos lendo o Sermão da Montanha, e Jesus hoje nos fala do amor ao inimigo. De todas as regras da moral cristã, essa parece ser a mais escandalosa. Autores pagãos dizem indignados: “Se eu retribuo ao inimigo que me odeia com amor, com o que eu irei retribuir o amigo?” Não parece haver lógica, mas é justamente porque precisamos de um raio de luz sobrenatural para enxergarmos corretamente essa regra. 

Nossos verdadeiros inimigos são Satanás e seus demônios. “Não é contra a carne e contra o sangue, mas contra os espíritos malignos espalhados pelos ares” (cf. Ef 6, 12) que nós combatemos, pois os demônios querem nos seduzir e nos levar para o fogo eterno. E o verdadeiro mal consiste em nunca mais termos a possibilidade de ver Deus face a face. Diante disso, os males que podem fazer contra nós neste mundo são muito pequenos e ridículos.

Vamos supor que uma pessoa má entre na casa de nossa família e mate alguém que todos amavam. Nessa situação, estaríamos errados em odiar o assassino? Bem, devemos odiar o mal causado; mas, quanto à pessoa que cometeu esse crime, ela acabou perdendo o Céu e merecendo o Inferno, ou seja, tornou-se assim “vítima” do próprio crime. Se reagirmos com ódio e nos vingarmos do inimigo, podemos até vencê-lo, mas acabaremos sendo derrotados pelo diabo, nosso verdadeiro inimigo, porque fizemos exatamente o que ele queria.

O diabo tem somente um foco: nos levar para o Inferno. A ele não importa se nós temos saúde ou alguma doença; se a nossa vida é longa ou breve; se a nossa família está correta ou está bagunçada, desde que o resultado final seja a nossa perdição eterna.

Quando podemos deter algum crime ou injustiça, claro que devemos fazer algo a respeito, mas levando sempre em conta que não devemos carregar e alimentar na alma o ódio; porque, ao desejar o mal para o outro, estamos buscando ocaminho da morte eterna.

Portanto, se alguém causou um grande mal a nós, desejemos a sua conversão e salvação, mesmo que seja difícil, porque os bens espirituais são assim: ao desejarmos a salvação para todos, nós é que nos aproximamos da nossa própria salvação.

O que achou desse conteúdo?

12
75
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
19 Jun 2024

Padre Paulo Ricardo, uma pergunta: caso um assassino se arrependa verdadeiramente do crime que cometeu, ele será perdoado por Deus? O assassinato tem perdão?

Responder
VS
Valdonio Sales
18 Jun 2024

“Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.”

Responder
VS
Valdonio Sales
18 Jun 2024

Amém!

Responder
LF
Luiz Ferraz
18 Jun 2024

🙏

Responder
GF
Graciete Ferreira
18 Jun 2024
(Editado)

Para mim é impossível, mas vou aprendendo umas frases que têm de ser ditas com violência nesse momento para interromper esse estado lastimável (Deus não gosta de me ver sofrer, muito menos de me ver pecar). "Ofereço -Vos ho meu Deus.... "

 

Responder
DP
Deuzélia Pires
18 Jun 2024

🙌🙌🙌❤️

Responder
C
Carlos
18 Jun 2024

O ensinamento mais difícil de ser cumprido. Como é difícil perdoar quem nos fez mal. Mas estamos nesta vida para aprender. Que Deus me conceda sabedoria.

Responder
JL
Juliana Lepore
18 Jun 2024

“Amar o pecador; odiar o pecado.” Procuro sempre me lembrar dessa frase. Jamais devemos alimentar o ódio, mas rezar pela conversão de quem nos fez o mal. Entretanto, conceder o perdão não deve ser automático, mas condicionado ao arrependimento do outro. Deus não perdoa a quem não Lhe pede perdão. Acaso a Confissão é válida quando não há arrependimento sincero? É ingenuidade, fraqueza espiritual perdoar quem quer pecar novamente. Nem mesmo Deus perdoa essas almas.

1
Responder
DN
Daniele Nishimuta
18 Jun 2024

O perdão é verdadeiramente libertador! Obrigado meu Jesus por me ajudar a perdoar as pessoas que me fizeram mal, que elas possam conhecer o teu grande amor e se voltar pra ti.

Responder
GF
Geraldo Filho
18 Jun 2024

Sol e chuva para bons e maus.

Responder
NS
Neusa Scalea
18 Jun 2024

Salve Maria Imaculada.obrigada Padre Paulo 

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos