Buscando...

Digite pelo menos 2 caracteres para pesquisar

Homilia Diária

A resposta de Deus à súplica de Zacarias

“Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras, que se hão de cumprir no tempo certo.”

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 1, 5-25)

Nos dias de Herodes, rei da Judéia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.
Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.
Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”.
Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras, que se hão de cumprir no tempo certo”.
O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a demora no Santuário. Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava por sinais e continuava mudo.
Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”

A partir de hoje, começaremos a ler o primeiro capítulo do Evangelho de São Lucas, do qual a Igreja fará uma leitura cursiva, versículo após versículo, até chegarmos ao dia 24. Haverá uma exceção no domingo, porque as leituras dominicais são diferentes, mas iremos seguir para a preparação imediata da vinda de Jesus a esse mundo. 

O Evangelho de hoje nos narra o anúncio do nascimento de São João Batista. Primeiro, é importante lembrarmos que o povo de Israel era dividido em Doze Tribos, e Zacarias fazia parte da tribo sacerdotal. E quem eram os sacerdotes? Eram uma tribo inteira, centenas de pessoas.

Contudo, naquela época, para se oferecer o sacrifício, não acontecia como nos dias de hoje, em que cada padre pode celebrar a sua Missa privada. Apenas um único sacerdote entrava no Santuário, em seu lugar mais sagrado, o Santo dos Santos, para oferecer o sacrifício do incenso. E então, entre muitos sacerdotes, um só era sorteado, e a sorte naquele dia coube a Zacarias, como um desígnio de Deus. 

Ali, ocorreu o momento mais solene e importante da vida de Zacarias, que nunca tinha entrado no Santuário, onde estava presente a Arca da Aliança. E é nesse lugar mais sagrado do Antigo Testamento que acontece a revelação de Deus por meio do Arcanjo Gabriel, dando início assim ao Novo Testamento, já que João Batista anunciaria a vinda do Salvador. 

É evidente que Zacarias, naquele momento, ficou apavorado, pois os anjos causam temor e tremor por serem criaturas imensamente mais gloriosas e poderosas do que nós. Por isso, a primeira palavra de Gabriel para Zacarias foi: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu a tua súplica”. Aqui, a súplica de Zacarias, que pedia por um filho, simboliza a súplica do povo de Deus, que, ao longo dos séculos, esperava o Messias. E Deus ouviu a sua oração. Mas Zacarias não acreditou, porque Isabel já não era mais fecunda. No entanto, São Gabriel anunciou a missão desse menino, que deveria receber o nome de João e seria grande diante do Senhor (cf. Lc 1, 13-17). 

Coloquemo-nos também na posição de Zacarias, batendo no peito e pedindo a Deus perdão pela nossa incredulidade. Nós, que imploramos pela santidade, reagimos com descrença quando Deus escuta a nossa oração.

Por isso, entremos hoje no santuário de nosso coração e digamos: “Senhor, eu creio no anúncio do nascimento deste santo”. No Evangelho, é São João Batista; em nossas almas, é o homem ou mulher de Deus que devemos ser. Então, creiamos: nosso coração é o lugar onde Jesus Cristo, nosso Salvador, quer nascer neste Natal.

Comentários

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos
Acesse sua conta
Informe seu e-mail para continuar.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.

Junte-se a nós!

Receba novos artigos, vídeos e lançamentos de cursos diretamente em seu e-mail.