A Transfiguração e o Espírito Santo
CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

A Transfiguração e o Espírito Santo

“Quem quer que pretenda ensinar a verdade divina, trabalha em vão sem o Espírito Santo”. Com essa lição de Santo Tomás de Aquino, vamos nos aprofundar no papel indispensável que tem a terceira Pessoa da Trindade na pregação do Evangelho.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 9, 28-36)

Naquele tempo, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.

Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém.

Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele.

E, quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom  estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo.

Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem.

Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”

Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

A Transfiguração tem tudo a ver com a Paixão de Cristo: Moisés e Elias conversavam com Jesus no Tabor justamente sobre o que iria acontecer no Calvário. Mas um protagonista desse episódio é muitas vezes esquecido, e é dela que Padre Paulo Ricardo quer falar na homilia deste domingo: a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, sem a qual — diz Santo Tomás — trabalha em vão quem quer que pretenda ensinar a verdade divina.

Material para Download
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.