Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 19, 41-44)
Naquele tempo, quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.
Nesses dias, acompanhamos Jesus em sua subida para Jerusalém. Hoje, vemos que Ele finalmente tem a cidade diante dos seus olhos, mas chora sobre ela.
É impressionante pensarmos no Cristo que chora; porém, aqui Ele estava realizando o que havia pregado no Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os que choram” (cf. Mt 5, 4). E o que há de bom no ato de chorar? O fato de que, em Jesus, não há um pingo de egoísmo, e o choro mostra o quanto ele nos ama e se entristece pelo fato de que a cidade predestinada por Deus está se destruindo. Realmente, seria a pior das crueldades a indiferença em relação a Jerusalém, e por isso Nosso Senhor derrama muitas lágrimas, assim como a Virgem Maria, em suas aparições recentes, aparece chorando sobre a situação da humanidade, que não faz penitência, não muda de vida e não reconhece a graça de Deus.
Jesus, neste Evangelho, diz à cidade: “Não conhecestes o tempo da visita de Deus” (Lc 19, 44). A palavra grega presente no texto original é kairós (καιρός), que significa tempo propício. No caso de hoje, isso indica que já estamos no tempo oportuno da visita de Deus, que, em sua divina misericórdia, deseja a nossa conversão.
Quantas e quantas vezes Cristo nos envia suas mensagens de amor! A própria Virgem Maria mostra em várias aparições o coração sofrido de Nosso Senhor. Uma delas foi em La Salette, e a mensagem dela é sempre a mesma: rezem, façam penitência e mudem de vida, pois ainda estamos no tempo da visita de Deus.
Algumas pessoas perguntam: “Realmente haverá um castigo de Deus, como está previsto na Bíblia?”. De fato, Nosso Senhor fala que, em Jerusalém, não ficará pedra sobre pedra, e no fim dos tempos acontecerá o abalo final de toda a Criação se não mudarmos de vida, não fizermos penitência e não rezarmos. Ou seja, estaremos perdidos para sempre se não nos convertermos.
Portanto, ao invés de tentarmos escrever os capítulos de um futuro desconhecido, por que, ao contrário, não fazemos o que Deus está pedindo e reconhecemos o tempo da sua visita? Sim, Deus chora, juntamente com nossa Mãe bendita, porque vê que paira sobre nós um destino terrível se não mudarmos o nosso coração. Por isso, aproveitemos, enquanto ainda é possível, o tempo da misericórdia, pois chegará o tempo da justiça.




























O que achou desse conteúdo?