CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
243

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 8,16-18)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.
Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra algumas consequências da parábola dos semeadores. 

Vamos recordar: Nosso Senhor fala do semeador que saiu a semear, e a semente caiu em vários tipos de terreno, produzindo efeitos diferentes, até finalmente dar fruto no bom terreno. No entanto, essa parábola não foi compreendida de imediato pelos discípulos, e, por isso, Jesus explicou-lhes o significado dela em particular. É nesse contexto que podemos enxergar, então, o sentido do Evangelho de hoje.

“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a num candeeiro a fim de que todos os que entram vejam a luz” (Lc 8, 16). Com essa frase, Jesus está falando de suas parábolas e daquilo que Ele quer revelar com elas, mas o povo não as compreendeu. Agora, Ele está dando a mensagem para os discípulos e dizendo que a luz que eles enxergaram —  a Palavra de Deus — não pode ser escondida, mas divulgada, porque tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido. Eis o primeiro ponto do Evangelho de hoje.

O Evangelho deve ser pregado para todos escutarem; porém, poucos são aqueles que o compreendem de fato e são iluminados interiormente por ele. E estes que tiveram contato com a Palavra de Deus e creram nela, não podem ocultá-la. Jesus disse que, se foi acendida em nosso coração uma lâmpada, ela não deve ser colocada debaixo do alqueire ou de uma cobertura, mas de um candelabro, a fim de que todos da casa a vejam. 

Então, vem a exortação direta para os discípulos: “Prestai atenção à maneira como vós ouvis”. É necessário entendermos que, ao termos contato com a Palavra de Deus, recebemos algo a mais, e a quem foi dado, será exigido. Cristo expressou essa ideia claramente ao dizer: “Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter” (Lc 8, 18). 

Por exemplo, suponhamos que, de cem pessoas que estão dentro da igreja, apenas uma ouviu realmente a Palavra de Deus. Logo, a partir desse momento, essa pessoa terá uma responsabilidade: se uma luz foi acesa em seu coração, ela deve alimentá-la, pregar o Evangelho e ter uma vida de oração que a transmita, a fim de que ela cada vez mais ilumine seu interior. Contudo, se essa pessoa não agir de forma responsável diante da Palavra de Deus, até o pouco que ela tem lhe será tirado, pois a sua fé irá diminuir e ela se tornará uma pessoa fria e endurecida. 

Portanto, o Evangelho de hoje nos ensina como nós, que fizemos a experiência da fé, precisamos pregar o Evangelho e difundi-lo, sem ocultá-lo, e fazer com que a luz interior de Cristo cresça em nossos corações, para que ela não corra o perigo de desaparecer e, infelizmente, apagar-se por completo.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos