CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Os padecimentos e tragédias na vida da Igreja

“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo. Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

Texto do episódio
849

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
(Jo 16, 16-20)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.

Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

Conforme o calendário da Igreja do mundo inteiro, estaríamos celebrando hoje a Solenidade da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, quarenta dias depois da Páscoa; entretanto, no Brasil, ela é transferida para o domingo seguinte. De qualquer forma, o Evangelho de hoje já nos introduz um pouco nessa festa. 

Jesus disse: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”(Jo 16, 16); e “[...] Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (Jo 16, 20). 

Esses versículos se referem de forma histórica e literal à Paixão e Ressurreição de Jesus. “Pouco tempo e já não me vereis” refere-se à Quinta-feira Santa, onde Jesus logo morrerá; já o “outra vez pouco tempo, e me vereis” refere-se à Ressurreição do Senhor e sua aparição no Domingo de Páscoa aos discípulos; o “vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará” é uma referência à morte de Jesus na Sexta-feira Santa; e o “vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” remete à alegria do domingo de Páscoa. 

Jesus é, aos olhos do mundo, um derrotado, um ser humano crucificado. E não somente isso: diante dos acontecimentos atuais, a própria Igreja de Cristo muitas vezes passa pela tragédia de tornar-se invisível, pois parece não estar mais entre nós. Aparentemente, houve um grande triunfo do mundanismo e da maldade de Satanás. 

Com essas palavras, podemos observar a Esposa, que é a Igreja, configurando-se ao seu Esposo, Jesus crucificado. Assim como Ele teve de passar pela humilhação da Paixão e da Morte, a Igreja também, ao longo dos séculos, passou por sofrimentos. Portanto, não nos assustemos ao ver tragédias acontecerem dentro da Igreja ao longo de sua história; pois é a Esposa seguindo o caminho do Esposo.

Diante das provações, ao questionarmos onde está a Igreja de Cristo, devemos nos lembrar da afirmação de Jesus no Evangelho de hoje: “Não me vereis”. Mas essa mesma Igreja, um dia, descerá triunfante como a Jerusalém Celeste, porque nós sabemos que o Esposo já está triunfante no Céu. 

A Ascensão do Senhor nos mostra exatamente isso. Embora a Igreja ainda padeça tribulações neste mundo, ficamos alegres ao saber que, do Céu, Jesus nos envia o Espírito Santo, Aquele que nos sustenta, quando a Igreja é chamada a viver a sua Paixão, configurando-se ao seu Divino Esposo.

O que achou desse conteúdo?

8
49
Mais recentes
Mais antigos


FM
Flavia Mezquita
11 Mai 2024
(Editado)

Aqui foi quinta feiras USA 🙏🙏🙏 bençāo p todos irmāos em Cristo Jesus 🙏 que o Espirito Santo chegue p nós  todos com muito amor Flavia 🙏

Responder
RC
Robson Cola
10 Mai 2024

Vejam as GIGANTESCAS TRANSFORMAÇÕES que a Igreja de Cristo provocou naquele mundo pagão e bárbaro! Trouxe-nos a possibilidade da civilidade! Que nem sempre foi cumprida por todos, ao longo do tempo! Mas que existe como escolha para TODOS NÓS! Antes, não existia!

Responder
DP
Deuzélia Pires
10 Mai 2024

🙌🙌🙌❤️

Responder
VS
Valdonio Sales
10 Mai 2024

Amém!

Responder
FV
Fátima Valadares
9 Mai 2024

A Esposa seguindo o caminho do Esposo. 

Responder
NC
Ney Corsino
9 Mai 2024

...mais uma AULA, Luz do ES, obg, pe paulo ric!! u abç e q o ES sgs ns abçando!

Responder
JS
Jamir Silva
9 Mai 2024

Que todo o povo de Rio Grande do Sul ouça essas palavras e sejam tocados no coração! Deus abençoe!

Responder
AH
Ana Henke
9 Mai 2024

Sempre elucidativo.Obrigada 

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos