CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
10

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 21,25-28.34-36)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.

Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.

Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.

Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

No Evangelho deste domingo, em que se inicia o tempo do Advento, Nosso Senhor exorta-nos a vigiar e rezar: “Ficai atentos e orai a todo momento”. O que vemos, porém, no mundo atual, são pessoas totalmente dispersas e que raramente se dedicam à oração. Não por acaso predomina na sociedade a completa indiferença em relação às coisas de Deus. A suma indiferença dos pagãos que decidiram erigir suas vidas longe de Deus, mas também a indiferença dos bons católicos que caíram na tibieza espiritual. Imaginemos quão lastimável seria, inclusive nós, católicos, recebermos Nosso Senhor no Natal tomados pela tibieza, entorpecidos pela mornidão espiritual. Pois bem, justamente para que isso não aconteça, a Igreja nos dá o tempo litúrgico do Advento, que serve não apenas para nos livrarmos do pecado mortal — pois isto devemos fazer o ano todo — , mas para combatermos a tibieza. Como fazer isso? É o que Padre Paulo Ricardo explica nesta homilia.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

1
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos