Interessado em São José e desejoso de aumentar a sua devoção a este grande santo? Então não deixe de se inscrever para o curso do Pe. Paulo Ricardo justamente sobre o excelso Patrono da Santa Igreja Católica!


São José pegou as mãozinhas do Menino Jesus e, elevando-as para o Céu, disse: ‘Estrelas do Céu, contemplai as mãos que vos criaram; ó Sol, contemplai o braço que vos tirou do nada. — Bem-aventurado Guilherme José Chaminade

S. José é o Guardião das Virgens. E, como um bom pai, ele cuida das necessidades de cada uma delas. Um exemplo evidente dessa sua proteção paternal é o que ele fez por um grupo de irmãs religiosas no Novo México, Estados Unidos, em 1878.

Em 1873, as Irmãs de Loreto administravam uma escola secundária para meninas, em Santa Fé, no estado norte-americano do Novo México. A escola era muito bem-sucedida, de modo que as irmãs quiseram construir uma nova capela. Assim, elas contrataram um arquiteto conceituado para realizar a tarefa. A construção do prédio levou cinco anos para ser concluída. No entanto, quando a capela estava finalizada, as irmãs perceberam que não havia outro jeito de subir até a galeria do coral, que estava a seis metros de altura, senão pelo uso de uma longa escadaria. E subir por uma escada como aquela seria bastante difícil para as irmãs, cujo hábito descia até o chão. Elas também perceberam que não havia sobrado espaço suficiente para construir uma escada na área principal da capela por conta dos seus numerosos bancos; e as irmãs não poderiam contratar novamente o homem que construiu a capela, porque ele havia morrido um pouco depois de finalizá-la. O que elas fariam?

Ora, as irmãs rezaram a S. José, pedindo-lhe ajuda. Elas começaram uma novena a S. José, pedindo-lhe que enviasse um carpinteiro para ajudá-las. Extraordinariamente, no último dia da novena, um homem misterioso chegou ao convento e declarou estar interessado em construir uma escada até a galeria do coral para as irmãs. O cavalheiro tinha apenas um pedido: ele gostaria de trabalhar sozinho e a portas fechadas. As irmãs rapidamente aceitaram a proposta e o contrataram.

O homem levou três meses para construir a escada. Mas quando o projeto estava concluído, não puderam encontrar o homem. Ele simplesmente havia desaparecido da cidade. Ninguém o tinha visto partir nem sabia quem ele era. As irmãs o procuraram em todos os lugares, mas não conseguiram encontrá-lo. Elas até puseram um informativo no jornal local para tentar encontrá-lo. Mas não funcionou.

Sem sucesso, as irmãs foram até a madeireira para se informar sobre quem havia comprado a madeira para a escada, como também para pagar pelo material. Quando questionados, nenhum dos funcionários da madeireira sabia do que as irmãs estavam falando. As irmãs, então, ficaram sabendo que a madeireira nunca havia vendido material a um homem que estava construindo uma escada para uma capela.

Perplexas, as irmãs se lembraram do quanto era estranho o fato de o homem ter apenas uma régua em T, uma serra, um martelo e outras ferramentas básicas. Ainda pensando sobre isso, nenhuma das irmãs viu como a madeira havia chegado até a capela. Intrigadas, as irmãs e outros da cidade inspecionaram a escada e perceberam que o homem misterioso havia construído algo bastante único. Era uma escada em espiral que não interferia de maneira alguma nos bancos do andar principal. Ela tinha trinta degraus, nenhum suporte central ou coluna de sustentação, e parecia estar flutuando no ar. Ela também não tinha nenhum prego! A escada era uma maravilha arquitetônica. Era uma obra de arte da carpintaria!

Mas de onde veio a madeira? Bem, em 1996, foi feito um estudo por Forrest N. Easlay, um silvicultor e tecnólogo de madeira do Serviço Florestal dos Estados Unidos e do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos. Seu vasto estudo descobriu que a madeira da escada era abeto, mas diferente de qualquer outro abeto no mundo. Estudos adicionais foram realizados, e concluiu-se que o abeto que mais se assemelhava ao tipo utilizado na escada espiral só se encontra em Israel.

Quem era o homem misterioso que construiu a escada? As Irmãs de Loreto acreditam que era S. José. Após rezar e pedir ao seu pai espiritual que mandasse alguém para construir a escada para elas, S. José veio pessoalmente e a construiu para as virgens consagradas. A escada permanece intacta até hoje.

Notas

  • Texto extraído de: Pe. Donald H. Calloway, Consecration to St. Joseph: The Wonders of Our Spiritual Father. Stockbridge: Marian Press, 2020, p. 189s.

O que achou desse conteúdo?

0
5
Mais recentes
Mais antigos