O Santo Rosário da Virgem Maria é uma das mais populares devoções do rito latino da Igreja Católica. A imagem do Rosário é inseparável da Igreja Católica Romana. Com certeza, há no Oriente inúmeras devoções em honra à SS. Virgem. Mas de onde veio o Rosário? Como ele ganhou tanta popularidade no Ocidente? 

Os albigenses e S. Domingos. — No sul da França, por volta do final do séc. XII e no início do séc. XIII, a heresia albigense espalhava-se rapidamente e causava enorme perturbação na cultura cristã. Eles se opunham com força ao sacerdócio e à hierarquia da Igreja. Viam a eterna batalha entre o bem e o mal manifestar-se na guerra entre o reino material de Satanás e o reino espiritual de Deus.

“O coração do Rosário nasceu da prática, pregação e oração de S. Domingos.”

Naquela época, S. Domingos, fundador da Ordem dos Pregadores (também conhecidos como dominicanos), pregava sobretudo contra essa heresia. Em grande medida, ele fracassou e implorou a intercessão da SS. Virgem. De acordo com uma piedosa tradição, Maria apareceu a S. Domingos e disse-lhe que usasse o saltério mariano enquanto pregava o Evangelho.

No período em que S. Domingos viveu, havia algumas diferenças significativas em relação ao que hoje chamamos de Rosário.

Comecemos pela Ave-Maria, oração que tem origem no Evangelho de S. Lucas, a partir das palavras do Anjo Gabriel e das de sua prima Isabel: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo! (...)  Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1, 28.42).

Na verdade, a isso se reduzia a Ave-Maria até o séc. XIV. Somente então o nome de Jesus foi acrescentado no final. A segunda metade da oração, tal como a rezamos hoje, surgiu ainda mais tarde. 

Na época, o Pai-nosso e a doxologia menor (“Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo”) também não faziam parte do Rosário. O pendente (a cruz e as cinco contas extras) também não fazia parte dele.

Do mesmo modo, os mistérios do Rosário só foram fixados quando o Papa S. Pio V estabeleceu oficialmente os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos em 1569.

O saltério mariano: protótipo do Rosário. — Existe em muitas religiões o antigo costume de rezar com contas ou pedrinhas numa tigela. Na época de S. Domingos e antes dela, havia orações litúrgicas oficiais para clérigos e monges que consistiam em 150 salmos recitados. Como a maioria dos leigos era analfabeta, os 150 salmos eram substituídos por contas em número equivalente de Pai-nossos. Depois de algum tempo, a Ave-Maria, como descrita anteriormente, foi gradualmente acrescentada junto com o Credo. Às vezes, rezava-se a Ave-Maria em todas as 150 contas. Era o saltério mariano.  

O saltério mariano provou ser uma arma poderosa contra os albigenses, que acreditavam que o mundo material era maligno. Várias vezes os fiéis repetiam as palavras referentes à Encarnação de Cristo no seio de Maria: “Bendito é o fruto do teu ventre.”

S. Domingos e o Rosário. — 250 anos depois, o dominicano Alano de Rupe afirmou que S. Domingos aceitara o Rosário de Nossa Senhora e o usou amplamente em sua pregação. Ele intercalava sua pregação sobre a vida, doutrina, morte e ressurreição de Jesus Cristo com orações do saltério mariano. Assim nasceria, mais tarde, o Rosário.

A ligação entre o Santo Rosário e S. Domingos é discutida pelos historiadores. No entanto, parece haver grande evidência de que o coração do Rosário nasceu da prática, pregação e oração de S. Domingos.

Os Papas do séc. XVII e os que vieram depois dão crédito à tradição de que S. Domingos elevou o saltério mariano a uma posição de destaque na prática devocional francesa e, portanto, trouxe o Rosário para a Igreja. O Papa Leão XIII disse certa feita: “Graças a esse novo método de oração […], a piedade, a fé e a união começam a retornar [à França]; assim, o projeto e as maquinações dos hereges começaram a desmoronar”. 

Embora a heresia albigense não tenha desaparecido de imediato, os hereges não conseguiram expandir seu território.

O saltério mariano tornou-se o Rosário quando S. Domingos e aqueles que o sucederam combinaram a oração do saltério com reflexões e orações sobre a vida de Cristo. “Rosário” vem da palavra latina rosarium, que se refere a um jardim ou buquê de rosas. Quando rezamos o Santo Rosário, oferecemos um buquê de rosas à SS. Virgem a fim de honrá-la. Em resposta, com seu amor maternal, ela nos leva até o seu Filho, formando-nos e moldando-nos para que nos tornemos mais parecidos com Ele.

São Domingos, rogai por nós!
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos