CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 6, 53-56)

Naquele tempo, tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.

E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

O evangelista S. Marcos oferece-nos hoje um panorama das atividades de Nosso Senhor, especialmente de suas curas milagrosas, em virtude das quais muitos doentes acorrem a Ele, desejosos de tocar-lhe ao menos a barra da veste. Esse quadro geral nos revela que a salvação que Cristo veio nos trazer refere-se não apenas à alma, mas também ao corpo. Embora seja verdade que é a alma o sujeito próprio do pecado, nem por isso o corpo tem menos importância ou está alheio de todo às faltas do espírito. O ser humano — vale lembrar — não é um anjo, um ser carente de toda materialidade, mas uma unidade substancial entre corpo e alma, unidos de tal maneira que o homem só pode ser verdadeiramente salvo se o for na sua integridade anímica e corporal. E foi para remediar a debilidade em que se encontra o espírito quando o corpo, já no fim da vida, está doente que o Senhor instituiu o sacramento da Unção dos Enfermos, cujo efeito primário, mais do que devolver a saúde física, consiste em fortalecer a alma contra as últimas tentações do demônio. A doença e a fragilidade, de fato, costumam ser ocasião de revolta, de desesperança, de inconformismo com a vontade de Deus. Por isso, a graça própria da Unção dos Enfermos vem em auxílio da alma, para que ela, resistindo ao cansaço e às provações a que está submetido o corpo, não se afaste do amor e da esperança logo no entardecer da vida. Deus está preocupado, sim, com a nossa caridade, e para que essa joia espiritual não se quebre antes de partirmos deste mundo, Ele nos oferece uma graça final e reconfortante, pela qual é preservado em nossos corações o amor e a pureza com que, após a morte, nos apresentaremos, de uma vez para sempre, aos olhos do nosso Salvador.

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.