CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Homilia Dominical
15 Nov 2013 - 00:27

A perseguição dos justos

00:00 / 00:00
Homilia Dominical - 15 Nov 2013 - 00:27

A perseguição dos justos

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Estamos na reta final do Ano Litúrgico e as leituras deste domingo nos fazem voltar nossos olhos para a “perseguição dos justos”. O evangelista põe na boca de Jesus profecias sobre o fim dos tempos; diz que “não ficará pedra sobre pedra”, que “um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país”. E dito isso, prossegue: “Antes, porém, que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão”.

A perseguição da Igreja é a marca registrada de sua fidelidade ao ensinamento de Cristo. Deus bem poderia fazer cessar os ataques a ela. Mas não o faz. Com essa atitude, o Senhor indica o caminho da cruz para seus filhos. É através do sofrimento, no qual também se encontra o mistério do amor, que se manifesta a virtude do justo. Por isso, o caminho para o reino dos céus é o caminho do calvário. Não há outro!

Com efeito, no vendaval da perseguição - diz São Josemaria Escrivá -, apenas caem os ramos secos… E esses, bom é que caiam”. Podemos amar de volta. O discípulo sabe em quem pôs a sua confiança: em Cristo Jesus.

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. (Cf. Mt 5, 10)

Download do Material

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.