Esta é uma transmissão comemorativa.
Sim, o orbe católico hoje se alegra com a eleição de um novo Pontífice Romano, o Papa. Foi-se embora a orfandade. Temos um pai! Que vazio não foi, nos últimos dias, ter de pular o nome do Papa na oração da Santa Missa! Parecia estar faltando um pedaço da celebração eucarística. Experimentamos um pouco o vazio do que é não ser católico, não ter um Papa pelo qual rezar.
Hoje, no entanto, recebemos a notícia do gaudium magnum: habemus Papam! E acolhemos com fé, submissão e obediência o Santo Padre, o Papa Leão XIV.
Os cardeais elegeram um estadunidense, de Chicago, mas missionário por muito tempo no Peru e de ascendência franco-espanhola. Robert Francis Prevost tem 69 anos e foi nomeado em 2023 prefeito do Dicastério para os Bispos — um dos mais altos e importantes cargos da Igreja. Muitos de nós não o conhecíamos justamente por isso: chegara há pouco a Roma, e também o barrete cardinalício só lhe foi imposto por Francisco em 2023 — tendo sido elevado a cardeal-bispo em 2025.
Esperávamos este nome? Sem dúvida, o Cardeal Prevost não era o mais cotado pelos chamados “vaticanistas”. Mas muitos falam dele como um homem sereno, prudente e de grandes capacidades: impressões positivas. Não o conhecemos ainda, é verdade; mas o conheceremos.
Esperamos com curiosidade descobrir, por exemplo, a razão da escolha de seu nome: seria um tributo a São Leão Magno, o Papa da fé de Calcedônia; ou antes uma referência a Leão XIII, o Papa da doutrina social da Igreja? (Seu primeiro discurso deixa entrever, por exemplo, uma sensibilidade particular para as questões sociais, que ele muito provavelmente desenvolveu durante sua missão e ministério no Peru.)
O Santo Padre também lembrou, em suas primeiras palavras, que hoje é o dia da súplica de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, data que se conecta à famosa aparição de São Miguel Arcanjo no monte Gargano, ocorrida também hoje. Leão XIII — não nos esqueçamos — foi também o Papa da oração a São Miguel. Estaria tudo isso na mente do novo Papa ao escolher o seu nome pontifício?
Não sabemos…
Uma coisa, porém, é certa: recebemos um pai. A palavra “Papa” quer dizer justamente isto: “pai”. Por isso, hoje verdadeiramente é dia de gaudium magnum, “grande alegria”: alegria de não sermos órfãos; alegria de termos um pai.
Rezemos desde já por ele, para que Deus o ilumine no pastoreio da Santa Igreja de Deus:
Oração pelo Santo Padre
Latim
℣. Oremus pro Pontifice nostro Leone.
℟. Dominus conservet eum, et vivificet eum, et beatum faciat eum in terra, et non tradat eum in animam inimicorum eius.
℣. Tu es Petrus,
℟. Et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam.
Oremus.
Deus, omnium fidelium pastor et rector, famulum tuum Leonem, quem pastorem Ecclesiae tuae praeesse voluisti, propitius respice: da ei, quaesumus, verbo et exemplo, quibus praeest, proficere: ut ad vitam, una cum grege sibi credito, perveniat sempiternam.
Per Christum, Dominum nostrum.
℟. Amen.
Português
℣. Oremos pelo nosso Pontífice Leão.
℟. O Senhor o guarde e o fortaleça, lhe dê a felicidade nesta terra e não o abandone à perversidade dos seus inimigos.
℣. Tu és Pedro,
℟. E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
Oremos.
Ó Deus, pastor e guia de todos os fiéis,
olhai benigno o vosso servo, Leão,
que constituístes pastor da vossa Igreja;
concedei-lhe que, com sua palavra e exemplo
edifique aqueles a quem preside
e chegue à vida eterna
com o rebanho que lhe foi confiado.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.
O que achou desse conteúdo?
Acabou a orfandade. Temos um novo Pai. Que alegria. É lindo ser católico. Deus abençoe o senhor, padre Paulo Ricardo.
Cada pessoa é única, estão dizendo que Leão XIV será continuidade de Francisco, não ninguém é igual a ninguém, todos nós sempre queremos deixar nossa marca. O que me pareceu é que Leão XIV tem habilidade política, se falasse que ia mudar algo, causaria falatório, indignação de alguns. Já mudou nas vestes que Francisco tinha deixado de lado. Penso que vai discretamente mudar algumas coisas sem chamar a atenção. Pareceu-me Leão XIV uma pessoa que não bate de frente com ninguém. Pelo que ouvi de depoimentos de gente que o conhece, Leão XIV escuta muito e é um conciliador, não parece ser daquelas pessoas que impõe ideias.
Leão XIV é fluente em espanhol (morou no Peru, e, não tem aquele sotaque dos americanos, fala como um nativo da língua espanhola), inglês (nasceu nos EUA), e italiano (estudou na Itália), e, leu em latim, não sabemos se conversa fluente em latim. Eu me preocupo com o dia que os bispos não saberem mais latim. Papas têm que saber italiano porque são bispos de Roma, e por isso eles têm que visitar e conversar com fiéis em mais de mil paróquias romanas. O Santo Papa João Paulo II conta em um livro (Levantai-vos Vamos) que tentou visitar todas as mais de mil paróquias de sua arquidiocese (hoje 10, Leão XIV visitou uma paróquia agostiniana, Bom Conselho, onde um fiel falou com ele em italiano, e, ele entendeu perfeitamente).
Senti firmeza nele. Um sorriso humilde e sincero. Parece ser daquelas pessoas que não fazem cara feia com ninguém.
Deus seja louvado
Deus seja louvado
Uma presença de uma trindade amorosa deve ser a imagem do olhar do homem para tudo que é bondoso, verdadeiro e belo - Diego Reis
É lindo ser católico!
P.S.: um seminarista de uma das Dioceses país afora intuiu que o nome Leão seria uma escolha pela proximidade carinhosa do frei Leão, então companheiro de Francisco de Assis.
Amo ser católica!
Bendito seja Deus!🙏🇻🇦❤️