Esta é uma transmissão comemorativa.
Sim, o orbe católico hoje se alegra com a eleição de um novo Pontífice Romano, o Papa. Foi-se embora a orfandade. Temos um pai! Que vazio não foi, nos últimos dias, ter de pular o nome do Papa na oração da Santa Missa! Parecia estar faltando um pedaço da celebração eucarística. Experimentamos um pouco o vazio do que é não ser católico, não ter um Papa pelo qual rezar.
Hoje, no entanto, recebemos a notícia do gaudium magnum: habemus Papam! E acolhemos com fé, submissão e obediência o Santo Padre, o Papa Leão XIV.
Os cardeais elegeram um estadunidense, de Chicago, mas missionário por muito tempo no Peru e de ascendência franco-espanhola. Robert Francis Prevost tem 69 anos e foi nomeado em 2023 prefeito do Dicastério para os Bispos — um dos mais altos e importantes cargos da Igreja. Muitos de nós não o conhecíamos justamente por isso: chegara há pouco a Roma, e também o barrete cardinalício só lhe foi imposto por Francisco em 2023 — tendo sido elevado a cardeal-bispo em 2025.
Esperávamos este nome? Sem dúvida, o Cardeal Prevost não era o mais cotado pelos chamados “vaticanistas”. Mas muitos falam dele como um homem sereno, prudente e de grandes capacidades: impressões positivas. Não o conhecemos ainda, é verdade; mas o conheceremos.
Esperamos com curiosidade descobrir, por exemplo, a razão da escolha de seu nome: seria um tributo a São Leão Magno, o Papa da fé de Calcedônia; ou antes uma referência a Leão XIII, o Papa da doutrina social da Igreja? (Seu primeiro discurso deixa entrever, por exemplo, uma sensibilidade particular para as questões sociais, que ele muito provavelmente desenvolveu durante sua missão e ministério no Peru.)
O Santo Padre também lembrou, em suas primeiras palavras, que hoje é o dia da súplica de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, data que se conecta à famosa aparição de São Miguel Arcanjo no monte Gargano, ocorrida também hoje. Leão XIII — não nos esqueçamos — foi também o Papa da oração a São Miguel. Estaria tudo isso na mente do novo Papa ao escolher o seu nome pontifício?
Não sabemos…
Uma coisa, porém, é certa: recebemos um pai. A palavra “Papa” quer dizer justamente isto: “pai”. Por isso, hoje verdadeiramente é dia de gaudium magnum, “grande alegria”: alegria de não sermos órfãos; alegria de termos um pai.
Rezemos desde já por ele, para que Deus o ilumine no pastoreio da Santa Igreja de Deus:
Oração pelo Santo Padre
Latim
℣. Oremus pro Pontifice nostro Leone.
℟. Dominus conservet eum, et vivificet eum, et beatum faciat eum in terra, et non tradat eum in animam inimicorum eius.
℣. Tu es Petrus,
℟. Et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam.
Oremus.
Deus, omnium fidelium pastor et rector, famulum tuum Leonem, quem pastorem Ecclesiae tuae praeesse voluisti, propitius respice: da ei, quaesumus, verbo et exemplo, quibus praeest, proficere: ut ad vitam, una cum grege sibi credito, perveniat sempiternam.
Per Christum, Dominum nostrum.
℟. Amen.
Português
℣. Oremos pelo nosso Pontífice Leão.
℟. O Senhor o guarde e o fortaleça, lhe dê a felicidade nesta terra e não o abandone à perversidade dos seus inimigos.
℣. Tu és Pedro,
℟. E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
Oremos.
Ó Deus, pastor e guia de todos os fiéis,
olhai benigno o vosso servo, Leão,
que constituístes pastor da vossa Igreja;
concedei-lhe que, com sua palavra e exemplo
edifique aqueles a quem preside
e chegue à vida eterna
com o rebanho que lhe foi confiado.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.
O que achou desse conteúdo?