CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

São Leão Magno e a teologia do poder pontifício

Desde o princípio, a Igreja é católica e submissa ao Papa. Conheça a grandeza de São Leão Magno, o Pontífice que combateu as grandes heresias de seu tempo, defendeu a Cidade Eterna da invasão dos hunos e consolidou a herança do trono de Pedro.

68

De todos os teólogos do primeiro milênio, São Leão Magno é o que com mais clareza elabora e ensina, como verdadeiro mestre da fé, em que consiste o poder pontifício. A partir de seus escritos, fica evidente como, desde o princípio, a Igreja é católica e como a consciência sobre a autoridade do papado foi se cristalizando ainda nos primeiros séculos da era cristã.

Leão, nascido na região da Toscana, em 400, já era reconhecido antes mesmo de sua eleição ao sólio de Pedro. Enquanto diácono da Igreja de Roma, possuía fama e capacidade extraordinárias, atestadas, por exemplo, por João Cassiano, monge de Marselha, e pelo patriarca São Cirilo de Alexandria. Após a morte de Sisto III, em 440, tal era o seu prestígio que foi aclamado pelo povo e pelo clero como 44º sucessor de São Pedro.

Tão logo começou o seu pontificado, iniciou-se um incansável combate aos erros que ameaçavam a integridade da fé católica: como Santo Agostinho, Leão lutou com vigor contra as heresias do pelagianismo e do maniqueísmo, não permitindo que o seu rebanho fosse dizimado pela sanha dos lobos.

Surgiu, então, no horizonte o monofisismo. Quando o principal expoente dessa...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos