O nascimento e a rápida expansão do Cristianismo só foi possível pela conjunção de alguns fatores. Dentre eles está a situação do Império Romano, tema que será abordado nesta aula. Como texto embasador sugerimos a leitura da obra "A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires", do escritor e historiador francês Daniel-Rops.
Trezentos anos antes do nascimento de Jesus Cristo, um jovem que fora aluno de Aristóteles, chamado Alexandre Magno, possuidor de grandes sonhos militares, com pouco mais de trinta anos de idade, conseguiu conquistar um império. Morreu antes de consolidar a sua conquista que foi dividida entre os seus generais. O maior legado de Alexandre Magno foi propiciar as bases para um fenômeno que viria a ser muito importante: o helenismo.
Alexandre Magno obteve sucesso em suas conquistas porque permitiu que a cultura dos povos orientais subjugados fosse mesclada à cultura grega, numa espécie de sincretismo. O pensamento helenista tornou-se como que um caldeirão de culturas, com uma riqueza enorme, inclusive de religiões, de tal forma que havia uma abertura para a novidade religiosa e foi por essa porta que o Cristianismo pôde entrar. E foi neste contexto que...