CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

A perseguição dos cristãos pelo Império Romano

A religião cristã surgiu no Império Romano, durante um período conhecido como "pax augustana". Foi graças a esse momento de relativa tranquilidade que o cristianismo pôde florescer e expandir-se. Esse mesmo Império, no entanto, foi o primeiro adversário sério que os mesmos cristãos tiveram que enfrentar.

Nesta aula do curso de História da Igreja Antiga, conheça o famoso episódio da perseguição do Império Romano aos primeiros seguidores de Jesus de Nazaré.

32

Na aula passada, foi estudado o ambiente no qual surgiu o cristianismo: o Império Romano, bem como a cultura do helenismo, a chamada pax augustana, ou seja, o momento de paz e relativa tranquilidade na qual o cristianismo floresceu e que tornou possível a sua expansão. Esse mesmo Império foi o primeiro adversário sério que o cristianismo teve de enfrentar. Esta aula versará sobre a perseguição aos cristãos.

O cristianismo começou a ser perseguido pelos judeus. A chamada excomunhão dos cristãos deu-se porque os cristãos foram considerados traidores do judaísmo. Todavia, a perseguição ganhou relevância história somente quando passou a ser feita pelos imperadores romanos. Ela se encerrou no ano de 313 d.C, quando Constantino tornou-se o primeiro imperador romano assinou o Édito de Milão.

Durante os primeiros séculos alguns fatos tornaram-se notórios na persecução, o primeiro a ser citado foi a perseguição de Nero. Dono de uma moral absolutamente perversa, o imperador Nero não era amado pelo povo. No ano 64 d.C, houve um grande incêndio em Roma e alguns historiadores, dentre eles, Suetônio, afirmaram que o fogo fora ateado por Nero. Outros historiadores,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos