CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

Santo Antão e São Bento, os gigantes da vida monástica

Para melhor se dedicarem ao serviço de Deus, foram muitos os homens de Igreja que, desde a sua fundação, migraram para a solidão do deserto. Mas, alguém pode perguntar, não seria esse estilo de vida estranho à fé cristã? Se Jesus nos ensinou o amor e o serviço ao próximo, qual o sentido de uma vida solitária e afastada do mundo?

Conheça, nesta aula de História da Igreja Antiga, as origens da vida monástica, através de suas personagens mais célebres: Santo Antão do Deserto e São Bento de Núrsia.

02

O tema da aula de hoje será o surgimento da vida monástica em meados do século III no Oriente e VI no Ocidente. Ela foi propagandeada, por assim dizer, no Ocidente através de Santo Atanásio em um de seus exílios, quando foi para Trier, na Alemanha e depois para Roma. Nessas ocasiões, ele noticiou a existência de vários homens santos, que viviam no deserto do Egito e que dedicavam a vida a Deus. Mais tarde, ele escreveu a vida do mais famosos desses homens, Santo Antão e, por meio dessa biografia, escrita originalmente em grego, mas depois traduzida para o latim, é que a vida monástica se difundiu no Ocidente.

O conceito de vida monástica seria estranho ao Cristianismo? Se Jesus mandou amar ao próximo e servi-lo, então, por que se retirar para o deserto? Ora, o próprio Cristo fala em seus ensinamentos sobre pessoas que deixaram tudo para seguir o reino dos céus e é este o fundamento no Evangelho para esta forma de servir a Deus.

Santo Antão, em sua juventude, ao ouvir ser proclamado o Evangelho do jovem rico (Mt 19,16-24), no qual Jesus diz: "Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!"...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos