CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

A perseguição aos cristãos e o imperador Constantino

A perseguição mais sangrenta enfrentada pelo cristianismo foi a de Diocleciano. Ela deu início à era dos mártires e, por pouco, não extinguiu os cristãos. Mas Deus, em sua providência, utilizou-se de Constantino para pôr um fim à violência e fazer nascer um tempo de paz para a Igreja. Conheça os detalhes dessa importante época do Cristianismo nesta aula de História da Igreja.

03

O último grande imperador do Império Romano foi Diocleciano (284-305). Ele governou durante o período que ficou conhecido como Baixo Império e, embora esse título tenha por objetivo apenas situá-lo cronologicamente, tem sido utilizado também para fazer referência ao declínio do Imperio, à sua decadência em todos os aspectos.

Diocleciano percebeu que o Império estava sendo ameaçado por inimigos externos e que poderia ser esmagado também por seus problemas internos e, com suas habilidades estratégicas, encontrou a solução mais adequada para o momento. O grande escritor Daniel-Rops, em cuja obra "A Igreja dos Apóstolos e dos mártires" este curso se inspira, diz a respeito da ideia de Diocleciano:

Antes de mais, era necessário dar uma base sólida à obra de seus predecessores, os imperadores ilíricos, e tornar impossível o retorno àquela terrível crise de anarquia que durante trinta anos ameaçara fazer soçobrar o Império. Ocorreu-lhe que os territórios confiados à sua guarda eram excessivamente vastos para as forças de um só homem, e que seriam indispensáveis vários chefes para manter a ordem e defender as fronteiras. Ao mesmo tempo, esta partilha de autoridade...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos