CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

São João Crisóstomo e o Império Bizantino

Antes de abordar as controvérsias cristológicas do século quinto, recordar a figura do grande bispo-monge São João Crisóstomo é um grande refrigério

03

A aula passada contemplou alguns aspectos da vida monástica. Nesta, se pretende caminhar em direção ao 5º século, no qual ocorreram as grandes controvérsias cristológicas, que culminaram nos concílios de Éfeso, em 431 e Calcedônia, em 451.

Para compreender a transição entre uma e outra época é preciso volver o olhar para algo que estava apenas nascendo: o Império Bizantino. Oficialmente, naquele tempo não se chamava “Império Bizantino", posto que esse termo foi criado pelos historiadores para descrever os mil anos em que o Império Romano do Oriente assumiu algumas características próprias.

Quando o Império Romano era centrado em Roma, possuía características mais jurídicas, racionais, práticas e militares. A mentalidade romana era muito simples, reta, prática, sem grandes paixões. A diferença entre o romano do ocidente e do oriente é visível até hoje por meio da liturgia. O cânon romano é mais seco e preciso, já o oriental é mais poético, escrito para fazer surgir devoção, mais emocional.

O espírito bizantino caracteriza-se por uma mistura de três ingredientes: 1. a mentalidade romana que influenciou e entrou no Império Bizantino; 2. o...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos