CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

O Patriarca Invisível e a defesa da ortodoxia da fé

A heresia ariana estendeu seus tentáculos até os pilares da fé católica. Pôs em xeque a própria natureza da Redenção ao questionar a divindade de Jesus. Seu veneno escorreu por todo o mundo cristão, mas, embora tenha chegado até os estertores, a Igreja não só sobreviveu como foi robustecida por essa grande luta. Saiu mais forte da batalha graças à coragem e destemor de grandes homens, dispostos a dar o sangue, se necessário fosse, para defender a ortodoxia da fé.

12

A heresia ariana estendeu seus tentáculos até os pilares da fé católica. Pôs em xeque a própria natureza da Redenção ao questionar a divindade de Jesus. Seu veneno escorreu por todo o mundo cristão, mas, embora tenha chegado até os estertores, a Igreja não só sobreviveu como foi robustecida por essa grande luta. Saiu mais forte da batalha graças à coragem e destemor de grandes homens, dispostos a dar o sangue, se necessário fosse, para defender a ortodoxia da fé. Um desses grandes foi Santo Atanásio, a quem o historiador Daniel-Rops descreve como:

Uma personalidade grandiosa e terrível, um santo que domina toda a história religiosa do Egito - e, quase da cristandade inteira - durante estes anos conturbados. Dotado de uma inteligência extraordinariamente penetrante, acostumado a todas as sutilezas do espírito oriental, mas sabendo desmascarar as falsas aparências e evitar as armadilhas graças a um bom senso positivo que não o deixava cair em qualquer logro, tinha um caráter de maravilhosa têmpera, do mesmo aço com que Deus fizera seus Apóstolos e os seus mártires, ao mesmo tempo maleável e forte, reto nas suas intenções e hábil nas suas manobras. De alma profundamente...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos