CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Próxima O surgimento das ideologias anticristãsHistória da Igreja Antiga
Cancelar
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

Igreja: continuidade histórica da Encarnação de Cristo

O estudo da História da Igreja nada mais é que o estudo da trajetória de Cristo Encarnado ao longo da história da Humanidade. Nesta primeira aula, Padre Paulo Ricardo delineia o caminho a ser percorrido: a vida dos santos que se configuraram perfeitamente a Cristo e à Igreja.

84

A História da Igreja, diferentemente de outros objetos de estudo, requer para sua compreensão plena um esforço prévio. Isso ocorre devido à natureza complexa da Igreja. Ela não é meramente uma instituição humana, que pode ser entendida somente no âmbito humano. Não é uma agremiação, um grupo de pessoas unidas em sociedade com um fim específico. Não. A Igreja é um mistério e, se este for perdido de vista, a história que dele deriva será apenas uma caricatura.

Para ilustrar, um fato histórico: a conversão de um homem chamado Saulo de Tarso, o qual nasceu na atual Turquia, no sopé do monte Taulus, perto do Mar Mediterrâneo. Saulo foi educado na cidade de Tarso, dentro da cultura helenística, mas ao mesmo tempo judaica. Sendo seus pais judeus devotos foi levado até Jerusalém para estudar na escola de Gamaliel. Saulo percebeu que estava acontecendo algo estranho no judaísmo de sua época: um homem chamado Jesus de Nazaré.

Quando alguém se refere a Jesus, mesmo quem não tem fé, normalmente o faz de maneira respeitosa, reconhecendo nele alguém "iluminado", um "sábio". Contudo, só pode considerar Jesus como um "sábio" aquele que Nele tem fé. Isso se explica porque Jesus, em sua vida histórica, reivindicou para si o título de "Filho de Deus", por si só escandaloso. E assim é em todo o Evangelho. Um exemplo desse escândalo é o Sermão da Montanha, uma obra literária admirada até mesmo por quem não tem fé, no qual Ele diz: "ouvistes o que foi dito... eu, porém, vos digo..." (conf. Mt 5,21-22). Contextualizando as palavras de Jesus é possível perceber que, de alguma forma, Ele reformula o que está no Antigo Testamento, esclarecendo a Palavra de Deus, com uma autoridade divina.

Para os homens daquela época, ouvir Jesus dizer: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", não deve ter sido nada fácil. Uma atitude possível seria crer que Jesus realmente era Deus feito homem. A outra era acreditar que Jesus nada mais era que um louco. Por isso, desde o seu nascimento, Jesus de Nazaré foi uma figura polêmica. Os homens que acreditaram em Jesus possuíam fé. Ainda hoje, para crer que Jesus é Deus é necessário fé.

Ora, Saulo de Tarso percebeu o que estava acontecendo em sua época. Ele era um judeu devoto e não podia acreditar que aquele homem que morrera crucificado em Jerusalém fosse Deus. Para ele era impossível que Deus se fizesse homem, morresse numa cruz, ressuscitasse no terceiro dia e subisse aos céus. Era impossível. Assim, restou a segunda alternativa e Saulo passou a perseguir os cristãos.

Tendo em seu poder cartas de autorização do Sinédrio, em Jerusalém, Saulo percorreu diversas cidades, chegando à Síria - cuja capital até hoje é Damasco -, pois sabia que nessa cidade havia uma comunidade de cristãos. Com o mandado judicial nas mãos, passou a prendê-los, pois os considerava um grupo de judeus fanáticos e perigosos, que seguiam um louco, blasfemo e, portanto, eram também blasfemos. Com essa perseguição, Saulo cumpre a Palavra proferida por Jesus Cristo: "Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus."(conf. Jo 16,2).

O que aconteceu a Saulo se encontra narrado no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 9 e vale recordar:

"Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote, e lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu. Caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?" Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" A voz respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo.
Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer." Os homens que acompanhavam Saulo ficaram cheios de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela mão e o levaram para Damasco. E Saulo ficou três dias sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada. Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias!" E Ananias respondeu: "Aqui estou, Senhor!" E o Senhor disse: "Prepare-se, e vá até a rua que se chama rua Direita e procure, na casa de Judas, um homem chamado Saulo, apelidado Saulo de Tarso. Ele está rezando e acaba de ter uma visão. De fato, ele viu um homem chamado Ananias impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista."
Ananias respondeu: "Senhor, já ouvi muita gente falar desse homem e do mal que ele fez aos teus fiéis em Jerusalém. E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, que recebeu dos chefes dos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome." Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá, porque esse homem é um instrumento que eu escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. Eu vou mostrar a Saulo quanto ele deve sofrer por causa do meu nome." Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: "Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que lhe apareceu quando você vinha pelo caminho, me mandou aqui para que você recupere a vista e fique cheio do Espírito Santo." Imediatamente caiu dos olhos de Saulo alguma coisa parecida com escamas, e ele recuperou a vista.
Em seguida Saulo se levantou e foi batizado. Logo depois comeu e ficou forte como antes. Saulo passou então alguns dias com os discípulos em Damasco. E logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. Os ouvintes ficavam impressionados e comentavam: "Não é este o homem que descarregava em Jerusalém a sua fúria contra os que invocam o nome de Jesus? E não é ele que veio aqui justamente para os prender e levar aos chefes dos sacerdotes?" No entanto, Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Messias." (1-22)

O trecho em negrito é o prenúncio de uma revolução, pois o homem que estava convicto de que fazia bem em perseguir os discípulos de Jesus, de repente vê-se frente a frente com o próprio Jesus, ressuscitado, como luz que ilumina a sua vida, tão forte que lhe provoca uma cegueira. Nesse ponto é preciso parar e analisar o que de fato aconteceu.

A conversão de Saulo não foi algo que se deu de maneira isolada, individual, em que ele sozinho teve um contato com Jesus. Não. Ela foi eclesial desde o início. Ora, para Saulo, Jesus estava morto e sepultado, sua ressurreição era nada mais que um engodo perpetrado pelos seus discípulos, aos quais Saulo perseguia concretamente. No caminho de Damasco, uma luz atinge Saulo e ele escuta uma voz que diz: "Saulo, Saulo, por que Me persegues?". O que Saulo perseguia, então, era a Igreja. Nesse momento há uma revolução eclesiológica, pois, diante da conversão de Saulo é possível dizer que a Igreja é uma continuidade de Jesus na história. A continuação histórica do mistério da Encarnação. É que São Paulo tenta explicar na Primeira Carta aos Coríntios, utilizando, no Capítulo 11, uma analogia para se referir à Eucaristia. Ele diz:

"De fato, eu recebi pessoalmente do Senhor aquilo que transmiti para vocês. Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, o partiu e disse: "Isto é o meu corpo que é para vocês; façam isto em memória de mim."Do mesmo modo, após a Ceia, tomou também o cálice, dizendo: "Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; Todas as vezes que vocês beberem dele, façam isso em memória de mim." (23-25)

No Capítulo seguinte, ele continua a falar do Corpo de Cristo, porém, agora se refere a ele como sendo composto por todos os homens:

"De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo. Pois todos fomos batizados num só Espírito para sermos um só corpo, quer sejamos judeus ou gregos, quer escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito.
O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. Se o pé diz: "Eu não sou mão; logo, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido diz: "Eu não sou olho; logo, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se o corpo inteiro fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfato? Deus é quem dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se o conjunto fosse um só membro, onde estaria o corpo? Há, portanto, muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você"; e a cabeça não pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês."
Os membros do corpo que parecem mais fracos são os mais necessários; e aqueles membros do corpo que parecem menos dignos de honra são os que cercamos de maior honra; e os nossos membros que são menos decentes, nós os tratamos com maior decência; os que são decentes não precisam desses cuidados. Deus dispôs o corpo de modo a conceder maior honra ao que é menos nobre, a fim de que não haja divisão no corpo, mas os membros tenham igual cuidado uns para com os outros. Se um membro sofre, todos os membros participam do seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros participam de sua alegria. Ora, vocês são o corpo de Cristo e são membros dele, cada um no seu lugar." (12-27)

As palavras de São Paulo são claras no sentido de que no Corpo de Cristo (Eucaristia e Igreja) está presente o mistério da Encarnação. Se uma hóstia consagrada for levada ao laboratório e analisada, nada se verá além de pão. Não se verá o corpo de Cristo, não se verá Jesus. Para se enxergar Jesus na Eucaristia é preciso ter fé. Deus permitiu, ao longo da história, inúmeros milagres, sinais visíveis de que Jesus realmente está presente na Eucaristia. Mas Ele está presente também na Igreja e São Paulo experimentou essa verdade (por que me persegues?).

Da mesma forma que não é possível levar a hóstia para o laboratório e enxergar Jesus, não é possível levar a Igreja para um estudo sociológico e querer enxergá-Lo. É preciso ter fé em ambos os casos. Se o propósito é estudar a História da Igreja, necessário se faz saber que o objeto desse estudo será nada mais, nada menos que o Cristo vivo ao longo da história na sua Igreja.

O modo correto de se chegar à verdadeira história da Igreja é estudando a vida dos santos, homens e mulheres que historicamente viveram a santidade (que chegaram a um estado de perfeição), cada um à sua maneira, vez que existem diferentes graus de pertença à Igreja, de configuração a Cristo. Para entender a história da Igreja é preciso conhecer a vida desses santos e o modo como se entregaram a Deus.

Um bom exemplo é a vida de São Pio de Pietrelcina, que configurou-se tão intensamente a Deus que as chagas de Cristo apareceram em suas mãos, pés e costas, cuja vida toda foi marcada intensamente por fenômenos inexplicáveis, verdadeiros milagres. Um santo atual, falecido em 1968, e que teve seus milagres e feitos analisados pela ciência moderna. São radiografias, estudos médicos, atestados, comprovações de verdadeiros portentos realizados por meio desse homem santo. Não foram apenas intervenções ligadas aos carismas, mas à própria santidade dele (bilocação, estigmas que não cicatrizaram durante cinquenta anos e que poucos dias antes de sua morte fecharam-se inexplicavelmente e não deixaram nenhum sinal, entre muitos outros).

O núcleo da história da Igreja está na vida dos santos, no fato de Cristo viver nesses homens, os quais são a continuação da Sua Encarnação. Porém, não se deve estudar sem fé, pois isso é perder de vista o objeto a ser estudado. É preciso ter fé na Igreja de Cristo, só assim é possível estudar essa história fascinante de Cristo Encarnado ao longo da história da Humanidade.

Material para Download
Aulas do curso

O que achou desse conteúdo?

8
4
Mais recentes
Mais antigos
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos