CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

O Edito de Milão e a Heresia Ariana

O Imperador Constantino promoveu a paz entre o Império Romano e os cristãos. Cessada a perseguição, teve início uma fase de crescimento do Cristianismo, porém, uma nova e grave ameaça toma corpo e avança rapidamente sobre o mundo cristão: o arianismo. Saiba como o mundo dormiu cristão e acordou ariano.

11

Após estabelecer a paz no lado ocidental do Império com a vitória sobre Magêncio e seus exércitos, Constantino decide encontrar-se com Licínio, o Imperador do Oriente. Numa manobra política, oferece a sua irmã, Constança, como esposa para Licínio. A reunião para celebrar as bodas deu-se em Milão e durante as tratativas para o casamento, Constantino e Licínio decidiram sobre diversos pontos políticos, inclusive sobre os cristãos. Dessas reuniões resultou o documento que mudaria radicamente o rumo do cristianismo na história: o chamado Edito de Milão. Daniel-Rops, em sua obra "A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires" que norteia esse curso, tece o seguinte comentário explicando em que consistiu o documento:

A expressão não deve ser tomada ao pé da letra. Não chegou até nós qualquer texto, assinado e promulgado em Milão, que fixe as bases da política cristã. O que conhecemos são apenas algumas cartas de Constantino e outras de Licínio, as primeiras mencionadas por Eusébio e as segundas por Lactâncio, que transmitem, acompanhadas de comentários, um certo número de cláusulas. Tem-se perguntado se o Edito de Milão não teria sido um simples "protocolo" assinado pelos dois...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos