CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

A heresia gnóstica nos dias atuais

Embora tenha sido duramente combatida pela Igreja já nos primeiros séculos da era cristã, a heresia gnóstica nunca foi completamente aniquilada, ressuscitando várias vezes, sob diversas formas, ao longo da história recente.

Nesta aula de nosso curso de "História da Igreja Antiga", saiba como o gnosticismo permanece vivo nos dias de hoje, moldando o pensamento moderno e influenciando até mesmo pessoas que se dizem católicas.

01

O gnosticismo teve seu auge na época de Valentino e foi duramente combatido pela Igreja, na pessoa de Santo Irineu, conforme já visto. Esse pensamento pareceu ter sido aniquilado do seio da Igreja, mas a verdade é que ele se disfarçou e se escondeu, permanecendo vivo ao longo da história. Nunca acabou realmente. No final da Idade Média aflorou novamente com bastante força através da heresia dos cátaros e dos albigenses e foi combatido pela Santa Inquisição. Mais uma vez, a heresia gnóstica se retraiu e pareceu ter desaparecido.

O pensamento gnóstico parece também ser algo bastante distante dos dias atuais. Algo que ficou no passado. Infelizmente, isso não é verdade. Grandes teólogos, como Eric Voegelin, Hans Urs von Balthasar, Henri de Lubac, entre outros, estão de acordo em afirmar que os pensamentos de muitos teólogos liberais são gnósticos. Não somente isso, mas que a matriz do pensamento moderno possui uma forte influência do gnosticismo.

O atrativo do gnosticismo é o fato de que possui uma explicação para a origem do mal no mundo. Segundo ele, o mundo está mal, está errado, porque foi mal feito. O Demiurgo criou o mundo de maneira imperfeita. Mas, eles, os...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos