CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

A heresia gnóstica

Nos primeiros séculos, a fé católica sofreu um duro golpe e quase foi aniquilada pela heresia gnóstica. Deus levantou grandes santos para combatê-la, todavia, seus resquícios são observados até os dias de hoje. Mais do que você imagina. Quer saber se o seu pensamento é gnóstico?

57

Apesar da grande perseguição sofrida pelos cristãos durante o Império Romano, conforme visto na aula passada, a Igreja continuou crescendo. Esse fenômeno foi muito bem explicado por Tertuliano, escritor cristão do terceiro século, que viveu no norte da África: “o sangue dos mártires é semente de novos cristãos”. Mas, a maior ameaça enfrentada pelo cristianismo recém-nascido foi a dificuldade cultural, espiritual e religiosa do gnosticismo.

O gnosticismo era um fenômeno religioso e filosófico no qual se encontrava uma explicação para a origem do mundo, e do mal no mundo, de uma forma mais plausível que a oferecida pelo cristianismo. A pretensa racionalidade do gnosticismo atraiu um número considerável de pessoas e acabou por adentrar ao seio da Igreja nascente, de certa maneira parasitando-a, sugando suas forças e fazendo com que os devotos se tornassem falsos devotos, pois aderiam a uma filosofia estranha ao cristianismo.

Em sua obra “A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires”, Daniel-Rops descreveu o gnosticismo, também chamado de heresia do conhecimento, da seguinte forma:

“O gnosticismo apoiava-se em duas idéias: a da sublime elevação de Deus, idéia tomada...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos